Festival do Japão RS: público poderá conhecer sabor do shoyu servido no Japão e saborear sake produzido com uva verde e tangerina

  • 4 de novembro de 2025
  • Sol FM

Ao longo dos três dias, o público poderá aproveitar diferentes atrações como salas culturais, oficinas de Origami e Mizuhiku, artesanato, caligrafia japonesa, e um espaço exclusivo dedicado a culinária japonesa

Conhecido como o maior evento de cultura japonesa no Rio Grande do Sul, a 12ª edição do Festival do Japão RS acontece nos dias 14, 15 e 16 de novembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Ao longo dos três dias, o público poderá aproveitar diferentes atrações como salas culturais, oficinas de Origami e Mizuhiku, artesanato, caligrafia japonesa, e um espaço exclusivo dedicado à culinária japonesa, já que a gastronomia asiática tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil.

De acordo com uma pesquisa feita pela plataforma LinkedIn, 35% dos brasileiros consomem comida japonesa ao menos uma vez por mês, enquanto 15% comem duas ou mais vezes no mesmo período. Sendo assim, o Festival do Japão RS irá proporcionar aos visitantes a oportunidade de degustar o shoyu consumido no Japão através do estande da Tokudai, onde estará localizado o espaço da empresa japonesa Kikkoman.

Serão feitas degustações de diferentes receitas preparadas com o shoyu no estande. Feito com quatro principais ingredientes: soja, trigo, água e sal, o método japonês de fabricação com tradição de mais de 300 anos é chamado de fermentação natural “Honjozo”, que proporciona a experiência das características naturais e autênticas do shoyu tais como cor, aroma e sabor.

O shoyu também é conhecido pelo seu sabor umami – o quinto gosto do paladar humano – capaz de realçar e transformar receitas. Sua cor é um rubi translúcido que realça a aparência dos alimentos e indica um sabor equilibrado. Apesar de ser muito utilizado na culinária asiática, o shoyu é versátil e pode ser usado em diferentes receitas. Além do shoyu, a Kikkoman também irá apresentar sua linha de molhos especiais para uso no dia a dia em pratos variados.

Entre eles estão o molho wasabi, molho de ostra, molho de soja para sushi e sashimi, e molho tarê. Mas se o assunto é Japão, a bebida que carrega o DNA do país também vai ter destaque especial

na 12ª edição do Festival do Japão RS com o sake Azuma. Ele harmoniza com diversos tipos de gastronomia, desde a japonesa até a brasileira. A Azuma possui um portfólio que inclui diferentes tipos de sake como Guinjo, Dourado, Soft e Nama.

O público ainda poderá conhecer uma novidade lançada esse ano pela marca, que é a linha Azuma Sake Flavors. Levemente adocicados e saborizados, são duas opções de sabores: Uva Verde (doce, leve e envolvente) e Tangerina & Pimenta Rosa (vibrante, exótico e sofisticado).

O Rio Grande do Sul tem uma tradição gastronômica rica, feita de rituais e de respeito ao sabor — algo que conversa muito com a essência da culinária japonesa. Participar do Festival do Japão é celebrar essa conexão. A Kikkoman acredita que o shoyu pode estar tanto ao lado do sushi quanto do churrasco gaúcho — sempre realçando o sabor e unindo pessoas à mesa”, afirma Raquel Kohler, embaixadora da marca Kikkoman do Brasil.

Serviço

12ª edição Festival do Japão RS

Quando: 14, 15 e 16 de novembro

Onde: Parque de Exposições Assis Brasil – BR 116 KM 13 – Novo Esteio, RS, 93270-710

Horário: 14/11: 14h às 20h

15/11: 10h às 21h

16/11: 10h às 19h

Mais informações: https://festivaldojapaors.com.br/

 

Sobre a Kikkoman do Brasil

A Kikkoman é uma empresa japonesa, com mais de 300 anos de tradição. Líder mundial em produção de shoyu, a marca tem um portfólio amplo de produtos para enriquecer as receitas do nosso dia a dia.

Atualmente, são mais de 10 fábricas pelo mundo, avançando com produtos de alta qualidade. Em 2021, a Kikkoman iniciou a produção do shoyu no Brasil. 

Site: https://www.kikkoman.com.br/


Notícia Expressa | Foto: Divulgação

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE