Entidade fundada em 1930 atua na defesa do setor industrial e no incentivo ao desenvolvimento econômico gaúcho
O Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) completa, nesta sexta-feira (7), 95 anos de defesa do setor industrial e de incentivo ao desenvolvimento econômico gaúcho. Fundada como Centro da Indústria Fabril do Rio Grande do Sul (Cinfa), em 7 de novembro de 1930, a entidade impulsionou a representação industrial organizada no estado, dando origem, sete anos depois, à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), que consolidou a representação sindical patronal.
O presidente do CIERGS e da FIERGS, Claudio Bier, lembra que foi Antônio Jacob Renner, ao lado de outros representantes de indústrias gaúchas, quem liderou o movimento para formar a identidade industrial do Rio Grande do Sul, fundando o Cinfa. Também recorda que a entidade evoluiu e, em 1951, tornou-se o CIERGS, ampliando seu âmbito de atuação para abranger todo o setor industrial do estado.
Atualmente, 496 empresas são associadas ao CIERGS — sendo 383 indústrias. “Celebramos uma trajetória de 95 anos de dedicação à indústria gaúcha. Trata-se de uma longa jornada de muito trabalho, com 95 anos de defesa dos interesses da indústria, mais de nove décadas formando uma rede de líderes industriais e mais de três gerações impulsionando o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, destaca Bier.
No escopo do CIERGS, estão os conselhos e comitês técnicos e setoriais, que são responsáveis pelo monitoramento e atuação na representação das necessidades da indústria junto a outras instituições e ao poder público. Além disso, a Unidade de Estudos Econômicos (UEE) do Sistema FIERGS, que fornece dados e informações econômicas que servem de base para a defesa de interesses da indústria e monitoramento de resultados, é vinculada à entidade.
O CIERGS ainda atua na articulação e promoção da internacionalização do setor industrial gaúcho, por meio de capacitação, inteligência comercial, programas de internacionalização, organização de missões internacionais e prestação de serviços e operações de comércio exterior.
“A história do CIERGS nos ensina que o futuro se constrói com coragem, visão e, acima de tudo, união. O legado de Antônio Jacob Renner e dos fundadores nos inspira a continuar esse trabalho. Construímos hoje a indústria do amanhã, com energia e visão de futuro”, ressalta Bier.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br