AMRIGS e SBU-RS unem esforços em campanha que incentiva hábitos saudáveis e estimula os homens a cuidarem mais da própria saúde
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e a Sociedade Brasileira de Urologia – Secção Rio Grande do Sul (SBU-RS) reforçam, neste mês de novembro, a importância do cuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa conjunta busca conscientizar a população masculina sobre os sinais de alerta, os fatores de risco e a necessidade de acompanhamento médico regular.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em muitos casos, pode ser totalmente assintomático nas fases iniciais, o que torna essencial a realização de exames preventivos. Sintomas como aumento da frequência urinária, jato urinário enfraquecido e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga devem ser observados com atenção. Em estágios mais avançados, podem ocorrer dor ao urinar, sangramento e até retenção urinária.
Além da detecção precoce, manter hábitos saudáveis é uma das formas mais eficazes de reduzir o risco da doença. O hábito de manter uma alimentação equilibrada, com moderação no consumo de alimentos ultraprocessados e calóricos, associada à prática regular de atividades físicas e ao controle do peso corporal, contribui diretamente para a prevenção.
Outro desafio importante é superar a resistência ainda existente entre os homens em procurar atendimento médico e realizar exames preventivos. Informação, educação em saúde e acesso facilitado aos serviços de atenção básica são medidas essenciais para estimular o cuidado contínuo e responsável com o próprio corpo.
Com o Novembro Azul, AMRIGS e SBU-RS renovam seu compromisso de promover a saúde do homem e de estimular uma cultura de autocuidado durante todo o ano.
Dr. Gerson Junqueira Jr.
Presidente da AMRIGS
Dr. Ernani Luis Rhoden
Presidente da SBU-RS