Calor intenso no Sul acende alerta para infecções bacterianas no verão 

  • 23 de janeiro de 2026
  • Sol FM

Especialista da Hapvida orienta sobre os riscos de intoxicação alimentar e alerta para o perigo do contato com águas impróprias para banho 

 

Com temperaturas acima da média e maior circulação de pessoas em praias, rios e passeios ao ar livre, o verão exige atenção redobrada à saúde. Quando se trata de bactérias e vírus, o calor favorece a proliferação, aumentando os casos de intoxicação alimentar e infecções. Dessa forma, atentar para a prevenção e entender como aproveitar o verão com segurança é essencial para a saúde. 

Nos meses mais quentes, a combinação entre altas temperaturas e hábitos típicos da estação, como refeições fora de casa, consumo de alimentos mal refrigerados e lazer em ambientes aquáticos, cria um cenário propício para contaminações. “O calor acelera a multiplicação de microrganismos em água e alimentos, elevando o risco de doenças, especialmente gastrointestinais”, informa a infectologista da Hapvida, Mickaela Fischer.  

“Entre as bactérias mais associadas às intoxicações alimentares no verão estão Salmonella, Escherichia coli, Staphylococcus, Campylobacter e Shigella, além de vírus. Carnes cruas ou malpassadas, ovos crus e derivados como maionese caseira, frutos do mar, frutas e vegetais mal higienizados e alimentos expostos ao calor ou fora da refrigeração adequada estão entre os principais vilões da estação”, elucida. 

Outro ponto de atenção são as águas impróprias para banho, comuns em períodos de calor intenso e maior uso de rios, lagos e praias. A exposição pode causar gastroenterites, dermatites e infecções por fungos ou bactérias. “Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia são sintomas frequentes, além de coceira, vermelhidão, descamação e feridas na pele”, informa Mickaela. 

A médica destaca que quadros aparentemente simples podem evoluir para situações mais graves, especialmente em pessoas idosas, diabéticas e com doenças crônicas. Sinais como diarreia intensa e persistente, vômitos repetidos, febre por mais de 72 horas, presença de sangue nas fezes, dificuldade de hidratação, sonolência ou confusão mental exigem atendimento médico imediato. 

Para reduzir os riscos, a infectologista da Hapvida reforça cuidados básicos, mas essenciais. A higiene das mãos antes das refeições e após o uso do banheiro é fundamental, assim como o cuidado no preparo dos alimentos, mantendo-os refrigerados durante pausas no cozimento. Frutas e verduras devem ser higienizadas com solução de água e água sanitária antes do consumo. No lazer, a recomendação é evitar águas impróprias para banho e não sair de casa ao apresentar sintomas infecciosos, contribuindo para a redução da transmissão de doenças.  

Diante desse cenário, a Hapvida reforça a importância da prevenção como principal aliada da saúde durante o verão, especialmente em períodos de calor intenso. A adoção de hábitos simples no dia a dia, aliada à atenção aos sinais do corpo e à busca por atendimento médico ao surgimento de sintomas persistentes, é fundamental para evitar complicações, garantindo um verão mais seguro para a população. 

 

Sobre a Hapvida 

Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.  

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 78 prontos atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes. 


NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE