Rodrigo Tetti Garcia, especialista em gerenciamento de crises, analisa em livro as competências organizacionais que determinam por que alguns negócios colapsam enquanto outros se reinventam
Cerca de 900 mil negócios fecharam as portas apenas no primeiro quadrimestre de 2025 e, em 2024, foram encerrados mais de 6.700 empreendimentos por dia. Com a missão de contribuir com a melhoria desse cenário alarmante, o Mestre em administração de empresas, Rodrigo Tetti Garcia, lança Genes Sustentadores pelo selo Actual do Grupo Editorial Alta Books.
Especialista em recuperação e transformação empresarial, Garcia propõe no livro uma reflexão profunda e prática sobre o que realmente sustenta a longevidade das organizações. Ao analisar por que tantas empresas fracassam, ele revela o que diferencia aquelas que conseguem se recuperar, se transformam e emergem mais fortes após períodos de turbulência.
Resultado de mais de 35 anos de experiência do autor como executivo e consultor de grandes empresas, a obra oferece um olhar multidimensional, estruturado e aplicado sobre gestão de incertezas e construção de negócios sólidos e perenes. Ao longo das páginas, os leitores mergulham na metáfora dos “Genes Sustentadores”, a representação do conjunto de competências organizacionais que funcionam como um código genético empresarial. São elas que determinam a capacidade de adaptação, resiliência e perpetuidade do negócio.
Segundo Rodrigo, assim como na biologia, esses genes não são imutáveis: podem ser desenvolvidos, fortalecidos e reconfigurados ao longo do tempo. A partir dessa perspectiva, estabelece uma distinção clara entre dois caminhos estratégicos frequentemente confundidos. O primeiro é o da recuperação, ou turnaround, acionada quando a crise já está instalada e exige respostas rápidas e assertivas. O outro é o da transformação, um processo contínuo, profundo e preventivo, que prepara a empresa para enfrentar adversidades antes que elas se tornem fatais.
O especialista deixa evidente que crises raramente surgem de forma abrupta. Garcia explica que elas se constroem gradualmente, alimentadas decisões mal calibradas e estruturas que já não respondem às exigências do ambiente. Para ajudar empreendedores a reconhecer esses sinais muitas vezes ignorados, ele analisa em profundidade os fatores internos e externos que levam à deterioração organizacional, os estágios típicos das turbulências e os erros recorrentes de liderança que costumam agravar o problema, como a negação, a centralização excessiva e o esquecimento dos fatores humanos.
Um dos pontos centrais do lançamento é a defesa da ambidestria organizacional como estratégia superior em tempos de recessão. Amparado por estudos da Harvard Business Review e do Boston Consulting Group, o Mestre em administração demonstra que empresas capazes de equilibrar eficiência operacional no presente não apenas sobrevivem às instabilidades, mas ampliam significativamente sua vantagem competitiva no período pós-crise.
Destinado tanto a líderes que enfrentam o desafio imediato de recuperar negócios em dificuldade quanto àqueles que buscam prevenir ou mitigar crises futuras, Genes Sustentadores convida o leitor a repensar a estratégia a partir de fundamentos duradouros. Em um mundo de mudanças aceleradas, Rodrigo Tetti Garcia mostra como a verdadeira vantagem competitiva está na capacidade de adaptar-se continuamente e que desenvolver os genes certos pode ser a diferença entre desaparecer e prosperar.
Ficha técnica
Título: Genes sustentadores - As competências que recuperam e transformam empresas para o enfrentamento de crises empresariais
Autoria: Rodrigo Tetti Garcia
Editora: Actual / Grupo Editorial Alta Books
ISBN: 978-6583400345
Páginas: 172
Onde encontrar: Alta Books e Amazon
Sobre o autor
Rodrigo Tetti é Mestre em administração de empresas, autor de vários artigos e pesquisa com foco em gerenciamento de crises empresariais. Atualmente é sócio da Ready Assessoria e Gestão, escritório com 25 anos especializado na Recuperação e Transformação de empresas em crise, com diversos casos de sucesso em empresas icônicas no Brasil. Seus mais de 35 anos de experiência profissional como Consultor e Executivo incluem passagens pela PricewaterhouseCoopers, Santa Cruz e São Martinho. Tem sólida formação acadêmica, com graduação em Administração de Empresas pela FGV (EAESP), especialização em Supply Chain Management pela APICS (USA), MBA pela FGV (EAESP) e Mestrado pela FIA. Participou em diversos cursos e seminários nacionais e internacionais para atualização.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br