Apoie a amamentação: proteger o futuro é papel de todos

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os 6 meses de vida, inclusive água. A partir dos 6 meses, deve ser introduzida a alimentação complementar saudável e o bebê deve continuar mamando até os 2 anos ou mais.

Em caso de dúvidas, busque sempre orientação de um profissional de saúde. Saiba mais em saude.gov.br/amamentacao.

O que pode prejudicar a amamentação?

  • Fumar, consumir bebidas alcoólicas e usar remédios por conta própria.
  • Dar outros leites para “complementar” o leite materno. Dessa forma, a mãe acaba produzindo menos leite e a criança fica mais exposta a doenças.
  • Oferecer qualquer líquido pela mamadeira. A criança pode se confundir, pois as maneiras de sugar o peito e a mamadeira são diferentes.
  • Oferecer chupeta. Crianças que usam chupeta mamam por menos tempo.

Vai ajudar na amamentação:

  • Respeitar o ritmo do bebê. Cada bebê mama no seu próprio tempo.
  • Deixar a criança mamar até que ela se satisfaça por completo. É importante que ela esvazie um peito antes de passar para o outro, caso ela deseje continuar mamando.
  • Amamentar sempre que a criança solicitar o peito, sem definir horários.
  • Ajustar a pega e a posição do bebê na amamentação, colocando-o bem de frente para a aréola (parte escura do seio) e ajudando-o a pegar a mama quando estiver com a boca bem aberta. Dessa forma, o queixo da criança encosta na mama, o nariz fica livre, os lábios ficam virados para fora e aparece mais aréola na parte de cima da boca do que na parte de baixo.
  • Se a mama estiver cheia e dura, retirar um pouco do leite até a aréola ficar mais macia, isso ajudará na pega do bebê no peito.
  • Tomar alguns cuidados para não machucar o peito na hora de colocar o bebê para mamar e de retirá-lo da mama corretamente para evitar lesões. Amamentar não deve doer.
  • Ao primeiro sinal de dor, deve-se buscar a ajuda de um profissional de saúde.

#PraCegoVer

Card na cor marrom. À esquerda e acima, ícone representando uma mulher amamentando e, ao lado, o título “Amamentar melhor: quem pode ajudar neste momento?””. Abaixo e centralizado, o texto de apoio: “É muito importante que a mãe tenha uma rede de apoio de amigos e familiares, mesmo que virtualmente. Assim, ela poderá ser acolhida com a ajuda dessas pessoas que estarão presentes para dar suporte neste momento”. Abaixo, o texto ”Apoie a amamentação. Proteger o futuro é papel de todos””.
Abaixo, as assinaturas do Disque Saúde 136, Sociedade Brasileira de Pediatria, WABA, SUS, Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.


Ministério da Saúde

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE