Após enchentes no RS, novo curso surge para capacitar pessoas em logística humanitária e gestão de desastres

Recentes tragédias no Brasil alertam para a demanda desse tipo de profissional, que precisa estar preparado para lidar com questões extremamente complexas e pouco tempo hábil

Recentemente, o Brasil enfrentou um dos maiores desastres naturais registrados em seu território: as enchentes no Rio Grande do Sul. Infelizmente, inúmeras vidas foram perdidas e mais de 2,398 milhões de pessoas foram afetadas, representando 22,04% da população do estado. Além disso, não podemos esquecer a tragédia de Brumadinho, onde a queda de uma barragem custou a vida de mais de 270 pessoas e causou um impacto ambiental devastador.

Por essa razão, é essencial criar formas de capacitar pessoas e torná-las especialistas em gestão de crises, especialmente quando o fator humanitário é a principal questão. Com o objetivo de preparar profissionais para enfrentar esses desafios, a Unyleya, faculdade pioneira em educação a distância no Brasil, está lançando um curso de pós-graduação focado em capacitar pessoas para lidar com situações como as descritas acima.

A nova especialização em Logística Humanitária e de Desastres é destinada a profissionais da saúde e da logística, especialmente aqueles que trabalham em práticas humanitárias. “Este curso surge em um momento crítico. Vamos oferecer um conteúdo abrangente que prepare os alunos para a complexidade e a rapidez exigidas na resposta a desastres“, destaca Ana Clara Fonseca Guilherme, coordenadora na Unyleya.

Previsto para começar no segundo semestre deste ano, com duração de 9 meses, o curso será oferecido de forma online, facilitando o acesso de profissionais de diversas regiões do país. Com turmas periódicas, a pós-graduação promete formar lideranças capazes de atuar na linha de frente em situações de crise, integrando conhecimentos multidisciplinares e estratégias eficientes na gestão de tragédias.

Ana Clara, coordenadora do curso e advogada especialista em logística, cita um exemplo claro da importância dessa formação. Segundo ela, um dos principais entraves em situações de emergência é a complexidade e a morosidade organizacional para a coleta de ajudas e reparos para suprir as necessidades humanitárias.

Muitas vezes, a burocracia é falta de organização retarda a chegada de recursos essenciais, comprometendo a eficiência das operações de socorro e recuperação. Processos  bem executados    são cruciais para não atrasar a logística. Quando bem planejadas, as legislações  otimizam a gestão dos desastres, resultando em maior economia de tempo e de recursos“, explica. Muitas pessoas envolvidas nesses processos sequer sabem como começar a descomplicar esses procedimentos burocráticos.

No Rio Grande do Sul, essa situação foi especialmente crítica. Várias empresas, inclusive internacionais, agilizaram a logística para enviar máquinas para os reparos. No entanto, devido à burocracia, os equipamentos demoraram dias para serem liberados. O mesmo ocorreu com o aeroporto: todas as operações foram transferidas para a base aérea de Canoas, mas a falta de organização atrasou o envio de alimentos, remédios, roupas e outros bens essenciais.

Dado o cenário atual, a formação de profissionais capacitados em logística humanitária é cada vez mais necessária. Recursos humanos bem treinados podem mitigar os impactos de desastres naturais e gerenciar racionalmente os recursos disponíveis. Com a nova oferta da faculdade Unyleya, o Brasil dá um passo essencial para melhorar sua resposta a emergências, garantindo um suporte mais eficaz e salvando vidas, quando o tempo é o recurso mais valioso”, reforça Ana Clara Fonseca Guilherme.

Para mais informações sobre o curso e como se inscrever, acesse: https://unyleya.edu.br/institucional 


Assessoria de Imprensa – Engenharia de Comunicação 

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE