Para celebrar o Malbec World Day, a Wine compartilha dicas de vinhos e fatos históricos sobre esta variedade versátil e tradicional de uva
No dia 17 de abril, comemora-se a Malbec World Day, a uva protagonista do sucesso argentino na produção de vinhos. Você sabia que a uva tinta emblemática na Argentina, na verdade, é francesa e também pode ser chamada de Côt? Para Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, além de originar exemplares elegantes, traz muita versatilidade e pode ser apreciada em diversos estilos, com potencial de surpreender os apaixonados por vinhos.
Em comemoração ao dia desta uva, que encontrou na Argentina um terroir excepcional para se desenvolver e proporcionar rótulos emblemáticos, e que também é tão amada pelos brasileiros, a especialista em vinhos separou algumas dicas e curiosidades para você expandir o seu paladar e ampliar o seu repertório vínico com a Malbec.
Vinho branco da uva Malbec
Embora menos populares, existem variedades de vinhos brancos produzidos com a Malbec. Os enólogos José Galante e Jorge Cabeza, da vinícola Salentein, fizeram do Salentein Killka Valle de Uco Malbec Blanco 2022, um projeto ousado e inovador. Mas como isso é possível? Na elaboração dos vinhos brancos, na maioria das vezes, não há contato com as cascas durante a fermentação, por isso é possível fazer um vinho branco da uva tinta. Elaborado com uvas provenientes de videiras com mais de 15 anos, plantadas a 1100 metros acima do nível do mar, no Valle de Uco, em Mendoza, na Argentina, este exemplar traz notas de frutas vermelhas e toques florais característicos da Malbec. Na boca, tem a elegância e frescor de um vinho branco, ao mesmo tempo que se percebe a estrutura e textura da casta no paladar.
(https://www.wine.com.br/prod28316.html)
Malbec vinificada em rosé
Esta uva proporciona excelentes vinhos rosés que se comportam como ótimas alternativas, por exemplo, para levar a um churrasco em um dia mais ensolarado, pois têm boa estrutura e frescor. Então, se você não abre mão do Malbec em um dia mais quente, uma boa dica é apostar no rosé. Elaborado pela Bodegas Barberis, também em Mendoza, Argentina, trata-se de uma vinícola familiar que tem o compromisso de produzir de forma mais limitada para garantir a alta qualidade em todas suas linhas. O Finca La Daniela Malbec Rosé 2023 mostra toda a versatilidade da casta em um vinho delicado, bem estruturado, elegante e muito refrescante!
(https://www.wine.com.br/prod29892.html)
De volta às origens do Malbec
Hoje, a Argentina é destaque na produção de vinhos com a uva Malbec, sendo que concentra cerca de 75% de toda a produção mundial – mesmo que essa espécie tenha nascido na França, mais precisamente, no sudoeste francês, em Cahors, onde também é chamada de Côt. Para conhecer um Malbec macio e suculento do sul da França, a dica é experimentar o Le Fou The Madman Haute Vallée de L’Aude I.G.P. Malbec 2020. Por ser da região de Haute Vallée de l’Aude I.G.P., este exemplar traz como ponto positivo o fato de suas uvas terem sido produzidas em invejáveis condições geográficas e climáticas, graças ao sol quente do Mediterrâneo, que é atenuado pela altitude e pelas noites mais frescas, características do sopé dos Pirenéus. São condições ideais para um amadurecimento mais longo e lento das uvas, constituindo, assim, uma excelente base para vinhos que oferecem intensidade, complexidade e requinte. Por isso, torna-se o terroir ideal para um Malbec de altitude, que irá chegar lentamente ao seu ponto de maturação ideal, concentrando mais aromas e sabores.
(https://www.wine.com.br/prod26632.html)
Malbec chileno
Ainda que a maior parte da produção da uva Malbec esteja na Argentina, ela também é cultivada em menor proporção em outros países, como o Chile. A indicação de variedade chilena é o Gravelland Edición Especial D.O Valle Central Malbec 2022. Produzida no D.O. Valle Central, uma das mais ricas na vitivinicultura chilena, seu terroir tem grande exposição solar e sofre a influência das brisas vindas do Oceano Pacífico e da Cordilheira dos Andes, o que proporciona excelente amplitude térmica e perfeita maturação da Malbec. A variedade chilena apresenta perfil diferenciado. Visando preservar seu frescor e caráter varietal único da variedade, o vinho amadurece em tanques de aço inox, resultando num perfil jovem, saboroso e de fácil apreciação.
(https://www.wine.com.br/prod29123.html)
Um Malbec com perfil moderno
Por muito tempo, o vinho Malbec era sinônimo de vinho barricado, mais denso no paladar. No entanto, isto tem mudado, já que muitas vinícolas apostam no perfil mais moderno e descomplicado para a produção da Malbec, focando no seu caráter frutado e exaltando o seu frescor. Esta proposta pode ser apreciada no rótulo Portillo Valle de Uco Malbec 2022. Também elaborado pela Bodegas Salentein, na Argentina, este exemplar faz parte da linha Portillo, que tem foco na produção de vinhos que exaltam as características primárias das uvas e o seu terroir. Com vinhedos a 1.100 metros de altitude, a vinícola trabalha apenas com gravidade, com foco no manejo delicado da fruta, para obtenção de sua máxima expressão neste terroir. Este é um Malbec que ficou seis meses em tanques de aço inox para exaltar suas notas frutadas e florais e frescor, resultando em um vinho com taninos macios, redondo e muito agradável.
(https://www.wine.com.br/prod29131.html)
Para os paladares mais tradicionais
Sem dúvidas, a uva Malbec é versátil e dá origem a rótulos para todos os paladares apaixonados por vinhos. Então, para quem busca o perfil mais tradicional dos exemplares elaborados com a tinta argentina mais emblemática, vale apostar em produções com passagem por barrica, preferencialmente com barricas de primeiro e segundo uso para aportar mais as nuances da madeira, estrutura, corpo e complexidade. O vinho Filippo Figari 1937 Único Malbec 2021 é uma boa sugestão para apreciar um Malbec mais potente. Com amadurecimento de doze meses em barricas de carvalho francês de segundo uso, é uma bebida que confere notas de tosta, tabaco e especiarias, além de maior corpo e estrutura. Trata-se de um vinho intenso, com boa acidez, taninos polidos e longa persistência.
(https://www.wine.com.br/prod29858.html)
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br