A secretária de Assistência Social, Habitação e Participação Popular, Alzira Rippel, juntamente com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Juliane Zaro, e a coordenadora estadual do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Karina Guisso Vitória, atendendo a um convite da vereadora Bibiana Silva, participou da sessão da Câmara de Vereadores, na noite da última segunda-feira, 10, para apresentar o trabalho realizado com a comunidade através do PIM em Rolante e falar um pouco sobre os demais serviços prestados pela Secretaria.
Durante a apresentação, que contou com a presença, também, da coordenadora do PIM, Viviane Silva, e a equipe de visitadores, e do secretário de Saúde, Ricardo Gonçalves, os vereadores puderam conhecer todo o funcionamento do programa.
Na oportunidade, o prefeito Pedro Rippel agradeceu ao presidente da Câmara, Renato José Wesz (Renatinho), e aos demais vereadores pelo espaço para que a Secretaria apresentasse o trabalho que vem desenvolvendo, bem como a parceria entre a Câmara e o Executivo.
“Todo o trabalho que fazemos junto retorna em melhorias e qualidade de vida para a população. A saúde é o que temos de mais precioso e por isso procuramos investir cada vez mais nesta área”, salienta Rippel.
Karina esteve em Rolante para prestar apoio e assessoria técnica sobre PIM, acompanhar a prática das visitas domiciliares nos territórios, verificação dos documentos do programa e participar da apresentação na Câmara de Vereadores.
Segundo Karina, o município de Rolante vem desempenhando o PIM com muito empenho. Os visitadores, que têm um papel fundamental nesse trabalho, são incansáveis e têm uma sensibilidade incrível junto das famílias.
“Os gestores são muito comprometidos e isso faz a diferença, o grupo técnico municipal, a coordenadora e a monitora têm um trabalho potente que envolve a equipe. As famílias que são atendidas pelos programas PIM e PCF estão sendo muito beneficiadas, as crianças que são acompanhadas desde a gestação trarão a diferença para a sociedade, pois um dos objetivos é o rompimento do ciclo da pobreza e violência, através do protagonismo familiar, promoção de direitos e saúde, aumento do vínculo afetivo, direito de brincar entre outros. Além da criança e sua família, o município terá o reflexo desse trabalho através da melhoria dos indicadores de saúde, educação e assistência social”, comenta Karina.
PIM
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em função da Pandemia de Covid-19, neste ano deu início às atividades dos programas de políticas públicas Primeira Infância Melhor (PIM) no mês de março, de forma remota, através de vídeo chamadas semanais particularizadas, conforme a necessidade de cada família.
O objetivo do programa é promover o desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento integral na primeira infância, através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente às famílias, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
O PIM atende cerca de 100 famílias em diversas localidades, como Km 17, Fazenda Passos, Canudos, Canto do Cardoso, Rio Branco, Areia, Morro Grande, Boa Esperança, Alto Rolante, Centro, Santo Antônio, Contestado, Picadilly, Alto Rolantinho, Morro da Rapadura, Canta Galo, Morro da Figueira e Colônia Monge.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br