Das ruas de Riozinho para a mais importante competição de atletismo do país. Quem conquistou o feito foi a atleta amadora Fabrícia Barnart Magalhães que, na última sexta-feira, 14, atingiu o índice para competir na edição XL Troféu Brasil Caixa de Atletismo, na modalidade dos 10.000m rasos.
A advogada de 27 anos completou o percurso com a marca de 39 minutos e 39 segundos. Quase sem acreditar, ela comemora o momento. “Ainda não caiu a ficha, pois eu assistia o Troféu Brasil pela TV e admirava tanto os atletas que estavam lá. Agora eu vou correr do lado deles! É uma sensação incrível, um misto de adrenalina com felicidade e dever cumprido”, celebra.
A paixão pela corrida de rua já vem há seis anos. Fabrícia começou com um grupo de amigos, somente por praticar o esporte e, assim, surgiu a fundação da Equipe Los Tratores, para participar das provas.
No início de 2019, ela começou o treinamento com planilha personalizada de corrida com o treinador Lucas Radkte, da assessoria Mantenha-se Em Movimento, de Igrejinha, aperfeiçoando a performance para competir.
Organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo, o Troféu Brasil é uma das principais competições nacionais do segmento. O “Troféu Brasil de Atletismo” é realizado anualmente e verifica o desenvolvimento do nível técnico no país dos atletas na modalidade e, quando for o caso, serve para a seleção de atletas visando participação em eventos internacionais.
ROTINA DE TREINOS COM FOCO E DEDICAÇÃO
Fabrícia corre seis vezes por semana, cerca de 90 quilômetros no total. A rotina se alterna entre treinos regenerativos, treinos de tiros (velocidade), intervalado e Fartlek, além de praticar treinos de resistência (com altimetria). Além disso, uma vez por semana faz Pilates e três vezes por semana faz academia com reforço e treino funcional. Até a competição, que será disputada entre os dias 10 e 12 de junho no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na Vila Clementino, em São Paulo, os treinos seguirão um cronograma pré-determinado. Nas duas primeiras semanas seguirá sua planílha normal e nas duas semanas que antecedem a competição vai baixar o ritmo de treino para 50km semanais e assim chegar com o corpo leve para a competição.
O foco e a dedicação de Fabrícia são endossados pelo seu treinador, que vibra com ela a conquista. “Ela é uma atleta muito comprometida, que tem muita vontade e treina muito. Junto com a orientação e toda a dedicação que ela já tem há anos, sabíamos que um dia a hora ia chegar. Essa foi a primeira vez que ela pisou em uma pista de atletismo, enfrentou toda essa tensão e tem condições de correr sub 39 (menos de 39 minutos). Estar junto com as melhores atletas do país é incrível e o nosso principal desejo é que ela melhore a marca pessoal dela”, declara o professor Lucas.
A atleta e o treinador (foto de capa) foram a Osório para conseguir fazer a prova e catalogar a marca, uma vez que o Vale do Paranhana não possui uma pista de atletismo oficial.
QUAIS OS ITENS AVALIADOS PARA A OBTENÇÃO DESSE ÍNDICE?
Primeiramente, o atleta precisa ser federado a Convenção Brasileira de Atletismo (CBat) e isso somente foi possível graças a Equipe Noroeste Runners (de Ijuí/RS), que fez a filiação da atleta.
Após o registro, o atleta precisa obter os índices nas competições oficiais das federações filiadas à CBat.
No caso da Fabricia, o índice para os 10000m Rasos Feminino era de 40minutos e 09 segundos e ela fez a marca de 39 minutos e 39 segundos.
MARCA IMPORTANTE E CONQUISTA INÉDITA
Fazia mais de 14 anos que nenhum atleta do Vale do Paranhana atingia a marca para competir no Troféu Brasil. Isso dá ainda mais orgulho e motivação para Fabrícia. Correr faz parte de sua rotina, de seu dia a dia e do que ela é. “Acredito que correr é um modo de você enfrentar sua versão, enfrentar você mesmo. Não é fácil manter a disciplina em cumprir a planilha todos os dias, seguir uma alimentação regrada e preencher as horas de sono necessárias quando não estamos em nível de atleta profissional. Mas a paixão e amor pelo esporte é tão grande que a recompensa faz esquecer os dias mais pesados”, declara a atleta.
“Além do meu namorado, que também é corredor, minha família me apoia muito, e as energias positivas dos amigos e da população riozinhense ajudam demais para que seguimos motivados a treinar”, destaca a atleta.
Para viajar a São Paulo, até o momento, a atleta vai contar com o apoio dos seguintes:
DESEJAMOS SORTE E SUCESSO À FABRÍCIA!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br