No próximo dia 22 de fevereiro, Parobé será palco de uma celebração de união entre tradição e solidariedade, durante a realização do 37º Seminário Estadual de Prendas. O evento, que reunirá tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul, será marcado por uma importante campanha de arrecadação de materiais escolares, com o objetivo de apoiar crianças e famílias da região.
A campanha “Volta às Aulas” é uma iniciativa das Prendas e Peões do Rio Grande do Sul 2024/2025, e visa arrecadar materiais escolares para auxiliar no retorno às aulas de crianças que ainda enfrentam dificuldades após as enchentes que atingiram a 22ª Região Tradicionalista (RT) em maio de 2024. Sob o lema “Rancho de Amor: o Tradicionalismo como Espaço de Acolhimento e Apoio”, a ação busca amenizar os impactos das enchentes e contribuir para o início do ano letivo de muitas crianças.
“Com o intuito de tornar o ano de uma criança mais feliz e continuar espalhando amor e carinho por nosso Rio Grande, a Gestão de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul 2024/2025 estará arrecadando materiais escolares durante a realização do 37º Seminário Estadual de Prendas“, destaca a 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Julia Calvi da Silva. “A reconstrução leva tempo e é feita por muitas mãos. Por isso, contamos com a colaboração de todos para realizarmos uma grande campanha e ajudar quem está ao nosso lado”, complementa Júlia.
37º Seminário Estadual de Prendas
O 37º Seminário Estadual de Prendas, realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), será um marco para a cidade, que pela primeira vez sedia o evento, devido à atuação da jovem parobeense Júlia, que conquistou o título de 2ª Prenda do Estado em 2024. “É uma alegria imensa receber o Rio Grande Tradicionalista em nossa cidade. Além de promover nossa região, queremos mostrar que somos um povo hospitaleiro, sempre de braços abertos para receber todos”, comemora Júlia.
A programação do seminário contará com palestras, dinâmicas e uma gincana cultural, além de um tradicional almoço gaúcho. A comissão organizadora do evento estima que Parobé receberá entre 800 e 1.000 pessoas, que participarão de momentos de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das tradições gaúchas. Entre os palestrantes, destacam-se Amanda Faleiro, que abordará o tema “Oratória na Ciranda Cultural de Prendas”, e Gabriela Sarturi Rigão, que discutirá a importância da saúde mental no contexto tradicionalista.
José Luiz Feltes, presidente da Comissão Organizadora do evento, ressalta a grandiosidade do seminário. “O seminário ocorrerá no barracão da Igreja Católica, e o almoço será no barracão Evangélico, ambos próximos. Esperamos a presença de pessoas de todas as 30 regiões tradicionais do Rio Grande do Sul, reunindo forças para fortalecer a nossa cultura e tradição“, destaca Feltes.
Ele também enfatiza a importância da manutenção e fortalecimento das tradições gaúchas. “Muitas vezes, as pessoas se sentem distantes da nossa rica cultura, mas é fundamental que continuemos a cultivar e fortalecer nossa história, nossa tradição em todos os ramos do tradicionalismo, como Prendas, Peões, Esporte, Laço, entre outros”, afirma.
O 37º Seminário Estadual de Prendas é uma promoção da 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Julia Calvi da Silva, com apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com realização da Prefeitura de Parobé, em parceria com o CTG Sangue Nativo e a 22ª Região Tradicionalista.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br