Campeonato Regional de Laço resgata a tradição gaúcha com modalidade “À Moda Antiga”

A terceira e última etapa do 35º Campeonato Regional de Laço da 22ª Região Tradicionalista (RT) está marcada para os dias 2 e 3 de agosto, na Cancha Coberta do CTG Guapos da Cabanha Liberdade, em Rolante. O evento tradicional reúne laçadores de 21 entidades dos municípios de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas.

Além das disputas tradicionais entre as categorias, esta edição foi marcada por um importante resgate cultural: a reintrodução da modalidade Laço à Moda Antiga, promovida pela 22ª RT. A iniciativa tem como objetivo reviver as origens do laço campeiro, valorizando a história e as práticas autênticas do homem do campo.

Segundo o diretor-campeiro da 22ª RT, Marcelo Moraes, o Laço À Moda Antiga resgata a forma como a prática era realizada nas primeiras competições, como em 1951, na cidade de Esmeralda. “Naquela época, o laço era feito apenas de couro trançado, sem nenhum material em seu interior para dar peso. Era algo rústico, puro, como se usava no dia a dia do campo”, descreve Marcelo.

Com o passar dos anos, explica Marcelo Moraes, os laços passaram a incorporar chumbo entre os tentos para melhorar a performance dos competidores. Posteriormente, surgiu a maromba, que já trazia o chumbo de forma mais adaptada. Hoje, os laços modernos são produzidos com materiais sintéticos e de alta resistência, como a chamada “corda de seda”, conhecida entre os laçadores como Laço Ouro.

A proposta da 22ª RT, com a modalidade Moda Antiga, é proporcionar aos jovens competidores a experiência de utilizar o laço como era feito antigamente — sem chumbo, com trança de couro e utilizando os apetrechos tradicionais da encilha gaúcha: buçal, peiteira, rabicho e outros elementos típicos do uso campeiro.

“Foi emocionante ver jovens utilizando laços que pertenciam aos seus avós ou até bisavôs. Alguns estavam laçando com o laço de um amigo falecido, o que mostra a força simbólica e emocional desta retomada”, relata Marcelo. “Conseguimos trazer a essência da cultura gaúcha para dentro do nosso campeonato”.


Faculdades Integradas de Taquara – Faccat | Assessora de Imprensa – Faccat | Texto: Claucia F da Silva – Assessora de Imprensa da 22ªRT Gestão 2025/2026 | Fotos: De pé nas Traias e Laço em Ação

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE