Carnaval: cinco livros de negócios para quem quer fugir da folia

  • 10 de fevereiro de 2026
  • Sol FM

Lista traz obras de liderança, finanças e estratégia para aproveitar o feriado colocando a leitura em dia

Em meio ao calendário de festas e blocos que marcam o Carnaval no país, o feriado prolongado também abre espaço para desacelerar e investir em leitura. Títulos de negócios, liderança e finanças são uma alternativa para quem busca conteúdo prático, histórias reais e reflexões aplicáveis ao dia a dia profissional.

A lista percorre desde os bastidores do ecossistema de startups passando por reflexões sobre inovação e  comportamento financeiro até o impacto das decisões de quem está à frente das empresas, com opções para diferentes perfis de leitores.

  •  365 dias para se tornar o dono que sua empresa precisa

Rodrigo Baraldi | Buzz Editora

Recém-lançado, o livro parte de uma premissa clara: o desempenho de uma empresa é, em grande medida, reflexo das decisões de quem está no comando. Com base em mais de R$ 10,2 bilhões assessorados em operações de fusões e aquisições, o advogado, empresário e conselheiro estratégico Rodrigo Baraldi mostra por que negócios perdem valor não por fatores externos, mas por falhas recorrentes de liderança, cultura e governança.

A obra propõe uma jornada prática de amadurecimento do empresário ao longo de um ano. Em vez de fórmulas prontas ou discursos motivacionais, apresenta reflexões aplicáveis ao dia a dia do dono, conectando decisões aparentemente operacionais a impactos estratégicos em áreas como marketing, finanças, gestão de pessoas, tecnologia e posicionamento de marca.

  •  Saída de Mestre: estratégias para compra e venda de uma startup

Eduardo Cosomano e João Cristofolini | Editora Gente

Voltado a empreendedores, investidores e executivos interessados no ecossistema de inovação, Saída de Mestre mergulha nos bastidores de processos reais de compra e venda de startups no Brasil. Escrito pelo jornalista especializado em tecnologia Eduardo Cosomano e por João Cristofolini, fundador da Pegaki,  a obra combina narrativa prática com análises estratégicas sobre crescimento, tração, negociação e decisões que antecedem uma transação.

Além de contar a trajetória da Pegaki até sua aquisição, o livro reúne reflexões de fundadores que venderam suas startups e de executivos e investidores responsáveis por avaliar aquisições. O resultado é um panorama realista sobre early exits, integração pós-compra e os dilemas enfrentados por quem constrói negócios inovadores em ambientes de alta pressão e decisões rápidas.

  •  Inovação sem complicação: Inove de uma forma simples, disruptiva e eficiente

Igor Mazaki | Editora Agir

Já em Inovação sem complicação, Igor Mazaki defende que inovar não é sinônimo de grandes investimentos ou rupturas tecnológicas, mas de método, cultura e decisões consistentes no dia a dia das empresas. Com uma abordagem prática, o livro mostra como a inovação pode ser incorporada à rotina de organizações de diferentes tamanhos e setores, afastando a ideia de que o tema é complexo ou restrito a grandes corporações.

CEO da Plug and Play Brazil e especialista em inovação aberta, Mazaki reúne aprendizados de sua atuação global em empresas como Jaguar Land Rover e Nissan Motor Corporation para apresentar ferramentas aplicáveis à gestão, ao estímulo do pensamento criativo e à estruturação de ideias com foco em resultados e competitividade.

  • A arte de gastar dinheiro: escolhas simples para uma vida equilibrada

Morgan Housel | Tradução: Bruno Fiuza | Harper Business

Em seu novo lançamento “A arte de gastar dinheiro”, Morgan Housel amplia a reflexão iniciada no best-seller “A psicologia financeira” e volta o olhar para um tema menos explorado no gênero de finanças: como gastar melhor o dinheiro que se ganha. A partir de exemplos cotidianos, o autor questiona a associação entre sucesso financeiro e consumo visível e propõe uma visão mais equilibrada sobre o uso do dinheiro.

Com foco em comportamento, o livro discute como fatores como inveja, pressão social, identidade e insegurança influenciam decisões de consumo. Em vez de fórmulas prontas, oferece ferramentas psicológicas para escolhas mais conscientes, alinhando dinheiro, bem-estar e qualidade de vida.

  • O homem que comprou o tempo

Thiago Nigro | Citadel Editora

Em sua mais nova obra, “O homem que comprou o tempo”, Thiago Nigro recorre à ficção para discutir temas centrais da vida financeira e pessoal, como o valor do tempo, a construção de legado e o significado do enriquecimento ao longo das gerações. A história acompanha Lídia, uma jovem que herda um objeto capaz de atravessar épocas e provocar reflexões sobre escolhas e prioridades.

Ao longo da narrativa, o livro propõe uma leitura sobre prosperidade que combina disciplina, paciência e visão de longo prazo. Mais do que acumular bens, a publicação reforça a ideia de que riqueza está ligada à forma como se investe tempo, relações e energia.

 

Sobre Rodrigo Baraldi

Rodrigo Baraldi dos Santos é conselheiro estratégico de M&A e mentor de empresários, com mais de R$ 10,2 bilhões em operações assessoradas. Empresário e advogado com mais de 20 anos de atuação em direito societário e M&A, Baraldi possui formação multidisciplinar em direito societário, tributário, contabilidade e finanças, é especialista em preparar empresas para processos de compra e venda e já participou de mais de 100 transações. Seu método de Pré-M&A combina governança, gestão, finanças e planejamento tributário para aumentar o valuation, reduzir contingências e evitar os principais fatores que derrubam negociações. 

 

Sobre a EDB Comunicação

Desde 2017, a EDB Comunicação vem ajudando empresas de diversos segmentos a criar autoridade e reputação, por meio da assessoria de imprensa e da produção de conteúdo qualificado. A empresa já atendeu empresas como Raccoon (adquirida pela S4 Capital), Paytime (adquirida pela Bemobi), Grupo Move 3 (adquirido pela Sequoia), iClinic (adquirida pelo Softbank), Shopping Center 3, Casale, Plug and Play, além de projetos pontuais com marcas, como Hope, Whirlpool e Esporte Clube Pinheiros. 

Seu fundador, Eduardo Cosomano, é jornalista com mais de 20 anos de experiência  e coautor dos best-sellers “Saída de mestre: estratégias para compra e venda de uma startup” – em parceria com João Cristofolini e com prefácio e Camila Farani – e de “Ouvir, Agir e Encantar: a estratégia que transformou uma pequena empresa em uma das líderes do seu setor” – em parceria com Guilherme Juliani e com prefácio de Luiz Augusto Vergueiro (Diretor de Operações do Mercado Livre) – ambos publicados pela Editora Gente. Também é host do podcast “Como Não Pensei nisso Antes?. Mais informações: https://edbcomunicacao.com.br/ 

 

Sobre a Plug and Play Brazil

A Plug and Play é uma plataforma global de inovação, conectando startups, corporações e investidores. Sediada no Vale do Silício, está presente em mais de 60 locais em cinco continentes e é referência no fomento a novas tecnologias e na criação de oportunidades para empreendedores ao redor do mundo. Com atuação no Brasil desde 2016, possui mais de 36 investimentos ativos e já firmou parcerias com empresas como Claro, BNP Paribas, CPFL Energia, Bunge, Shell e Tetra Pak.


Assessoria de imprensa - EDB Comunicação | Foto: Divulgação

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE