Cases de sucesso mostram a força do segmento de construção a seco no Brasil e no mundo

Grandes empresas do setor apresentaram inovações e conceitos no primeiro dia de realização do 5o Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Industrializados, em São Paulo

Um imenso potencial de crescimento e perspectivas de expansão marcam o segmento de construção a seco que vive ao longo desta quinta-feira (09/06) e sexta-feira (10/06). O evento reúne as empresas e profissionais renomados no Centro de Convenções Senac.

Na solenidade de abertura, realizada no início da tarde, a coordenadora do Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Industrializados, Luana Carregari, ressaltou com emoção a retomada do evento que esteve parado por dois anos, em virtude das restrições impostas pela pandemia.

“A necessidade e urgência da pandemia nos obrigou a uma aceleração evidenciando todas as qualidades do off site. Vimos surgir hospitais em tempo recorde. Conceitos e preconceitos foram revistos”, declarou.

O representante do Governo Federal brasileiro, secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, destacou a importância do olhar atento a sustentabilidade.

“Sabemos que por muito tempo seremos dependentes de produtos naturais. Então nosso desenvolvimento vai depender da extração de produtos da natureza e isso tem consequências. Então quanto mais eficiente e organizados, melhor a contribuição para redução desse impacto para o planeta”, afirmou.

Também participaram da mesa de abertura Francisco Pedrazzi, representante do Instituto de Construção a Seco da Argentina (Incose) e Uruguai (Iucose); a Ministra de Vivienda y Ordenamiento Territorial do Uruguay, Irene M. Fernandez; o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), Danilo Batista, e o presidente-executivo da Associação Brasileira Do Drywall, Luiz Antonio Martins

Cases de sucesso

A segunda parte do encontro mostrou cases de sucesso na área de construção de moradias populares e outros tipos de edificações. O fundador e diretor da Tec Verde – Brasil, José Marcio Fernandes, mostrou um case de construção off-site para habitações de interesse social enaltecendo uma das grandes vantagens do modelo construtivo.

“Com treze anos de atuação no mercado, conseguiu índices relevantes como, por exemplo, redução de 75% no prazo de obra”, disse.

O sócio-Diretor da Brasil ao Cubo, Eng. Jonathan Degani, detalhou diferentes tipos de edificações como hospital, universidade, indústria e edifícios residenciais e comerciais.

“No começo de 2020, o mundo entrou em crise com a pandemia. Havia incerteza e uma única garantia: era preciso mais leitos para pacientes. Naquele momento, várias empresas doaram recursos para construção desses espaços. Graças a nossa tecnologia conseguimos fazer com que esse dinheiro não fosse apenas para algo temporário que seria um hospital de campanha, mas sim em estruturas modernas que ficam como legado para as instituições”, disse.

Completando o bloco, os participantes conheceram o funcionamento da Quick House Brasil, que usa um sistema Modular com painéis autoportantes.

A experiência mundial em edificações premiadas e consagradas da Triptyque Architecture foi outra atração. O representante do escritório, Gustavo Panza, apresentou detalhes das construções e a metodologia aplicada nos projetos assinados pelo escritório franco-brasileiro que vêm influenciando o mundo e apresentando um novo olhar sobre a arquitetura. Em suas criações, há uma mescla de urbanismo e o meio ambiente, elementos considerado fundamentais em todo o processo de criação.

Ao final do dia, especialistas discorreram sobre os desafios da arquitetura e urbanismo em um cenário de constante transformação. A primeira apresentação foi da Associação Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo (AEC), uma entidade sem fins lucrativos que congrega profissionais de diversas áreas. O diretor Ciro Perondi, falou de arquitetura, cidade e natureza.

“A arquitetura só terá futuro se ela se transformar em um direito humano, não só estético. Ela nunca vai deixar de ser estética, mas é preciso ter o lado humano se não continuaremos promovendo destruição”, alertou.

Na sequência, o presidente do Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira – Brasil, Marcelo Aflalo, discorreu sobre “Projeto como pesquisa, industrialização como processo”. Após, Miriam Addor, diretora da Addor Associados e vice Presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), falou sobre a coordenação e implementação de projetos para sistemas industrializados. Ao final o tema sempre atual da sustentabilidade foi apresentado por Fanny Clair, Ceo do Escritório Domingos de Arquitetura e Casular. A palestrante é formada em arquitetura na faculdade ENSA Paris la Villette, mestre em arquitetura e urbanismo, possuí MBA em gestão de negócios na Ibmec. No Brasil, trabalhou com os uns dos melhores escritórios de arquitetura residencial, como MPG arquitetos e associados, Landscape Jardins e Jairo de Senders.

O 5º Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Construtivos acontece nos dias 09 e 10 de junho de 2022, no Centro de Convenções Senac. Mais informações: https://congressosteelframe.com.br/

Mais atrações

A programação do 5o Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Industrializados continua nesta sexta-feira (10/06) com atrações a partir das 9h.

O primeiro painel tratará das tendências do setor com apresentação do case do mario centro comercial popular da América Latina, sistemas leves de fachada pré-fabricadas no Brasil, fachadas externas e o mercado residencial global e qualidade e otimização nos processos de produção de construções industrializadas

Também estarão em pauta o Sistema Integrado Sketchframer, a experiência do usuário como estratégia de inovação em projetos e a integração da indústria, varejo, lojas físicas e digital. Ainda durante a manhã as palestras mostram o uso de fachadas leves em empreendimentos verticais, as smart cities e a inclusão social e a expansão do mercado de green buildings.

Durante a tarde os paineis contam com temáticas de reurbanização aplicada com sucesso em Buenos Aires e cases no Brasil do Construa Brasil. A experiência no Uruguai será apresentada pela Ministra de Vivienda y Ordenamiento Territorial do Uruguay, Irene M. Fernandez e a presidente da Agência Nacional de Habitação do Uruguai Klaus Mill.

Por fim, os palestrantes discorrem sobre mindset da construção industrializada, soluções para a difusão do sistema off-site no mercado brasileiro, conversão do mercado tradicional, construção modular e soluções de crédito para obras de steel frame.

O 5o Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Industrializados contou com uma ação conjunta com a Organização Teto Brasil, um grupo que atua para pensar soluções para as demandas do mercado e está presente em 18 países.


PlayPress | Redação e coordenação: Marcelo Matusiak | Fotos: Trindade Cine 

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE