A tradicional Cerimônia do Jaleco, organizada pela Ulbra Canoas, ocorreu neste sábado, 13 de abril, às 9h na Ulbratech, Prédio 16 do Campus, e foi marcada pela emoção dos pais e familiares que acompanharam e participaram da entrega das vestimentas aos ingressantes do curso. Representando a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) na mesa de autoridades, estava a diretora de Normas da entidade, Dra. Rosani Carvalho de Araújo.
“A relação que vocês estão prestes a estabelecer com seus colegas perdurará para toda a vida, mesmo que a distância os separe ao longo dos anos. A conexão é instantânea, mais rápida que qualquer sinapse neural, pois nos transporta imediatamente aos momentos de superação e risos compartilhados ao longo de nossa caminhada acadêmica. Guardem isso em suas memórias, para poderem recorrer a eles nas ocasiões mais desafiadores da carreira”, destacou.
A médica também ressaltou o importante papel da Associação Médica no âmbito social e na vida dos acadêmicos.
“A AMRIGS está ao seu lado desde o primeiro dia de sua jornada na área. Nosso Departamento Universitário acolhe atualmente 985 acadêmicos de Medicina, representando estudantes de todo o estado. Promovemos atividades científicas, realizamos congressos e eventos ao longo do ano, incluindo um congresso anual no segundo semestre. Gostaríamos de convidá-los a se associarem como acadêmicos desde o início de suas trajetórias”, disse.
Além do primeiro ano de isenção na anuidade, a entidade ofereceu 30 vouchers para que os novos estudantes possam conhecer o Centro de Simulação e Treinamento da AMRIGS.
O diretor de Comunicação da AMRIGS e coordenador do DU, Dr. Marcos André dos Santos, também estava presente na cerimônia. Após as manifestações na abertura, os estudantes foram conduzidos ao palco para o momento solene de vestimenta dos jalecos. O reitor da Ulbra, professor Dr. Thomas Heimann, enfatizou que a Cerimônia do Jaleco se tornou um significativo rito de passagem.
“Como teólogo e psicólogo, compreendo a importância dos rituais na organização da vida. Esse momento simbólico de iniciação no curso de Medicina carrega consigo uma reflexão profunda sobre a escolha que os ingressantes fizeram para seu futuro profissional como médicos. Porém, mais do que isso, representa um compromisso que, agora, é assumido por vocês, ingressantes, enquanto embarcam nesta trajetória acadêmica em busca do título de médico”.