Evento destacou inovação, histórias inspiradoras e a necessidade de combater a desinformação sobre o movimento cooperativista
O Expocoopera 2025, realizado sábado (26), no Centro de Eventos da FACCAT, em Taquara (RS), encerrou as atividades com a presença de mais de 600 pessoas, conteúdo relevante e o lançamento oficial do AceleraCoop Incubação, programa pioneiro no país de estímulo à criação de novas cooperativas.
Ao longo do evento, palestras, painéis e espaços de compartilhamento de histórias inspiradoras reafirmaram o papel transformador do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social. Em um ano emblemático — 2025, foi declarado pela ONU como Ano Internacional das Cooperativas —, o Expocoopera também reforçou o compromisso do setor com a construção de um futuro mais sustentável e justo.
O presidente do Conselho de Administração da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, destacou a força do cooperativismo em tempos de polarização: “O cooperativismo é o caminho do meio em um país tão dividido. Ele capta o melhor dos dois mundos: incentiva a propriedade privada, mas também a consciência coletiva.”
Entre os temas centrais, a desinformação sobre o cooperativismo foi apontada como um dos principais desafios atuais. “Cooperativas geram emprego, investimento e inclusão social. São instrumentos para um desenvolvimento econômico e social sustentável“, destacou o Superintendente do Sistema OCERGS, Mario De Conto.
Cenários futuros e letramento para a mudança
A futurista e palestrante Martha Gabriel abordou como a antecipação de mudanças é essencial para a sustentabilidade e o papel do cooperativismo nesse cenário:
“Sinal de mudança é aquela notícia que te dá um frio na barriga, que a sua avó diria: ‘o mundo mudou’. O que você imagina do futuro muda suas ações no presente. Precisamos combater o pensamento de curto prazo com o letramento de futuros“, alertou.
Martha ainda lembrou que o crescimento econômico a qualquer custo coloca o futuro do planeta em risco, reforçando que o modelo cooperativista, que já incorpora a sustentabilidade como premissa, é um caminho seguro.
“O ser humano não foi configurado para antecipar mudanças, mas para reagir. Passamos 99% da nossa evolução em um ritmo lento. Não aprendemos a tentar prever o futuro, mas repetimos bem o passado“, explicou.
Lançamento do AceleraCoop Incubação
Um dos momentos marcantes foi o lançamento do AceleraCoop Incubação, iniciativa que reúne Sicredi Caminho das Águas, Sicredi Pioneira, Innoscience e FACCAT, para apoiar grupos que desejam concretizar ideias em cooperativas. O projeto terá duração de 10 meses, com mapeamento, capacitação e mentorias especializadas, o que fortalece o cooperativismo nas comunidades.
Resgate da história e inspiração para o futuro
O historiador Rodrigo Trespach apresentou um projeto em desenvolvimento sobre a trajetória do padre alemão Jorge Anneken, pioneiro do cooperativismo na região. O escritor trabalha na pesquisa de um livro inédito que será lançado sobre o tema.
“Acredito no poder transformador da história. Compreendê-la é um exercício de cidadania. Conhecer o passado nos traz identidade, nos permite avaliar o presente e inovar. O cooperativismo, que já solucionava problemas há mais de 100 anos, continua atual porque as necessidades persistem“, afirmou.
O Expocoopera 2025 também contou com a palestra da economista Patrícia Palermo, que, de forma didática, relacionou conceitos como renda, consumo, poupança e crédito. Segundo ela, a verdadeira tranquilidade financeira acontece quando o consumo é financiado pela própria renda, permitindo que as pessoas tomem decisões mais saudáveis e conscientes no dia a dia. “Conforto é ter um problema que é resolvido com dinheiro e você ter o dinheiro para resolver”, disse.
Já o cooperativista e pesquisador Everaldo Marini destacou que, para pensar inovação no contexto cooperativo, é fundamental avaliar três pilares: a viabilidade econômica do negócio, a promoção da justiça social e o respeito ao meio ambiente.
O Expoccopera foi uma realização da Sicredi Caminho das Águas e teve a correalização do Sistema OCERGS/Sescoop/RS e da FACCAT, patrocínio da Icatu Seguros e apoio de mídia do Grupo Repercussão.
:: Acesse aqui o press-kit digital para obter todas as informações já divulgadas sobre o evento, incluindo fotos e releases.
Sobre o Expocoopera
O Expocoopera é um evento promovido pela Sicredi Caminho das Águas que reúne especialistas, lideranças e o público interessado no cooperativismo para debater temas estratégicos, compartilhar conhecimentos e impulsionar conexões. Com uma programação que inclui palestras, painéis e momentos de networking, o evento busca valorizar a ancestralidade do cooperativismo e projetar seu futuro, abordando desafios, tendências e inovações para o setor. Em 2025, será realizado no Centro de Eventos FACCAT, em Taquara (RS), no dia 26 de abril, com o tema “O Futuro é Cooperativo!”.
Sobre a Sicredi Caminho das Águas
Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas é uma instituição financeira cooperativa que oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 90 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul. Sua área de abrangência inclui Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e Xangri-lá. Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas integra o Sistema Sicredi, composto por mais de 100 cooperativas distribuídas pelo Brasil.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br