Começou nesta segunda-feira o serviço de telemedicina em Campo Bom

Foi dado um passo importante na Saúde de Campo Bom nesta semana. Começou a funcionar na segunda-feira o serviço Telemedicina Campo Bom, oferecido pela Prefeitura para manter atendimentos em saúde especialmente importantes para pacientes de doenças crônicas em época de pandemia do coronavírus. Tudo para evitar que os moradores da cidade tenham que se deslocar desnecessariamente até as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O serviço funcionará 24 horas por dia todos os dias, sem limite no número de atendimentos. A equipe da telemedicina Campo Bom é composta por seis enfermeiros e sete médicos. Se for o caso, será fornecido receituário após o atendimento médico. Porém, o serviço de telemedicina não fará a renovação de receitas médicas para quem faz uso de remédio contínuo.

A secretária municipal da Saúde Suzana Ambros Pereira destaca a importância do serviço nesse momento de pandemia em que o vírus está circulando pela cidade. “Teremos menos gente nas ruas e nas Unidades de Saúde e manteremos o atendimento da população com muita responsabilidade”, destaca. O diretor-executivo da Associação Beneficente São Miguel, gestora da Telemedicina Campo Bom, Ricardo Pigatto, reforça que o serviço é exclusivo para moradores da cidade. “Importante frisar que quem recebe o atendimento é somente o usuário do sistema de saúde de Campo Bom, com Cartão Nacional de Saúde registrado na cidade”, argumenta.

Como funciona

O paciente liga gratuitamente para o número que será divulgado em breve e será atendido por um enfermeiro supervisionado por médico. Será preciso se identificar, informar nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Após a identificação, a pessoa deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, ela será incluída no protocolo correspondente, chamado de Desfecho, que é composto por quatro níveis.

Desfecho 1

Cidadão recebe atendimento e orientação de enfermeiro para autocuidado em casa e uma ligação de retorno em até 24 horas para verificação do estado de saúde. Atendimento concluído.

Desfecho 2

Caso tenham sido identificados pelo enfermeiro sintomas agudos ou crônicos o cidadão será direcionado para uma consulta por videochamada (que pode ser whatsapp, Skype, outras) em outra ligação que será feita por médico vinculado ao Hospital Lauro Reus. Se ele não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial que pode ser em UBS ou Hospital, de acordo com o caso. Cidadão recebe ligação de retorno em até 24 horas para verificação do estado de saúde após consulta com o médico, seja por vídeo ou presencialmente. Atendimento concluído.

Desfecho 3

Caso sejam identificados pelo médico em videochamada sintomas graves e o cidadão será direcionado para a realização de uma consulta médica presencial no Hospital Lauro Reus. Paciente recebe ligação de retorno em até 24 horas após sua consulta no hospital para verificação do estado de saúde. Atendimento concluído.

Desfecho 4

Caso seja identificado pelo médico risco de morte do paciente. Haverá orientação a um acompanhante ou ao próprio paciente para que chame o Samu para levá-lo ao Hospital Lauro Reus onde receberá atendimento.

Investimento na saúde da população

A Telemedicina Campo Bom permanecerá em funcionamento enquanto durar a pandemia pelo novo coronavírus, com o prazo máximo de seis meses neste primeiro momento. Mensalmente, a Secretaria Municipal da Saúde investirá mais de R$ 54 mil na prestação do serviço. A Associação Beneficente São Miguel possui sistema de criptografia para proteger os dados do paciente e trazer mais segurança a fim de preservar o sigilo do atendimento. Em caráter de excepcionalidade e durante o combate ao contágio da Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade e a ética da utilização da telemedicina.


Prefeitura Municipal de Campo Bom

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE