Livro “IA para empreendedores” reúne orientações para quem deseja otimizar decisões, melhorar processos, ampliar a comunicação e impulsionar as vendas
Lançamento da DVS Editora, o livro IA para empreendedores – Domine na prática a Inteligência Artificial e eleve seu potencial! chega ao mercado como uma leitura essencial para empresários que desejam entender, dominar e aplicar a Inteligência Artificial de forma transformadora.
Longe de apresentar a IA como algo distante ou inacessível, Alexandre Rodrigues, Doutor em Ciências da Comunicação com ênfase em neurociências aplicadas aos negócios, aproxima os leitores das principais ferramentas e conceitos da tecnologia, explicando cada tópico com clareza, exemplos reais e foco em resultados.
Em um cenário onde quem empreende tem a constante impressão de estar ficando para trás da concorrência, Rodrigues destaca a IA como caminho para virar o jogo. Ao defender que os avanços tecnológicos não são privilégio de grandes empresas e nem exigem conhecimento técnico profundo, ele mostra como pequenos e médios empreendedores podem utilizar os algoritmos no dia a dia para otimizar decisões, melhorar processos, ampliar a comunicação e impulsionar as vendas.
Com mais de duas décadas de experiência unindo neurociência, performance humana e tecnologia, o autor propõe um olhar estratégico sobre a IA. Partindo de suas origens até os modelos mais sofisticados da atualidade, como os Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), com destaque para o ChatGPT, o especialista explora em detalhes o funcionamento dessas ferramentas que já transformaram indústrias e profissões no mundo todo.
A partir de modelos conceituais que ajudam quem empreende a escolher a abordagem mais adequada para o seu contexto profissional, Rodrigues destaca a IA como parceira do raciocínio humano. Ele ensina, por exemplo, como a IA pode ser usada para prever o comportamento do consumidor, gerenciar riscos, interpretar grandes volumes de dados e criar campanhas de marketing mais assertivas.
A criação de GPTs personalizados, adaptados às necessidades de cada negócio, também é um tema central da obra, que mostra como é possível treinar e integrar modelos de IA com bases específicas de conhecimento e fluxos de trabalho automatizados. O especialista indica usos em setores como atendimento ao cliente, suporte técnico, RH, marketing, vendas, finanças, contabilidade, logística, suply chain e outras. Apresenta ainda ferramentas úteis para profissionais do Direito, professores e estudantes, além de passo a passo completo para criação de Chatbots e até mesmo agentes de IA para responder e-mails.
Outro destaque é a seção dedicada às “alucinações” dos modelos de IA, ou seja, as respostas erradas ou imprecisas geradas com aparente segurança. O autor alerta para esses riscos, mas também propõe soluções e estratégias para minimizar erros, como o uso de validação humana, técnicas de recuperação de informação (RAG) e refinamento dos prompts com o modelo MCRF, desenvolvido para melhorar os resultados das interações com ferramentas de IA.
Mais do que um manual sobre ferramentas tecnológicas, IA para empreendedores é um chamado à ação. A obra mostra como unir inovação à inteligência emocional, valorizando habilidades humanas como adaptabilidade, pensamento crítico, visão interdisciplinar e aprendizado contínuo. Essencial para empreendedores, gestores, profissionais liberais e líderes que desejam transformar os desafios do presente em oportunidades reais para o futuro.
Ficha técnica
Título: IA para empreendedores – Domine na prática a Inteligência Artificial e eleve seu potencial!
Editora: DVS Editora
Autor: Alexandre Rodrigues
ISBN: 978-6556951553
Páginas: 448
Sobre o autor
Alexandre Rodrigues é Doutor em Ciências da Comunicação, no campo da aplicação da Metacomunicação com ênfase em neurociência aplicada a negócios e desenvolvimento comportamental, pela Universidade Lusófona de Lisboa, em Portugal. Possui mestrado internacional em gestão de equipes de alta performance pela UFRGS (Brasil), HEC (Paris) e EADA (Barcelona). Pós-graduado com MBA em organização de empresas pela FARGS – Fundação dos Administradores do Rio Grande do Sul, é professor e consultor desde 2001 nos campos de desenvolvimento de estratégias em neurociência aplicada a negócios e desenvolvimento de pessoas e equipes de alta performance, pela empresa de consultoria DNA Corporativo. Graduado em computação gráfica pela CTI (Toronto), administração de empresas e também em international trade pelas Faculdades São Judas Tadeu, no Brasil.
Sobre a DVS Editora
Fundada em 2001, a DVS Editora se consolidou como referência no mercado editorial ligado à carreira, inovação e negócios, oferecendo conteúdo diferenciado sobre orientação pessoal e profissional. Ao longo dos anos, lançou dois novos selos: Abajour Books, literatura para o público adulto; e Catatau Livros Infantis, voltada ao público mirim. A editora segue com o objetivo de publicar e promover conteúdo criativo e inovador em busca do crescimento pessoal e profissional.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br