Competição avaliou cortes a pasto e a grão com base em critérios de maciez e sabor durante o primeiro dia do evento
O primeiro dia do Universo Pecuária – Futuro, Negócios e Sustentabilidade foi marcado pela realização da segunda edição do Concurso de Carnes, iniciativa inédita no Brasil e na América Latina, que tem Lavras do Sul (RS) como palco. O evento é o único do país a avaliar as características sensoriais da carne bovina, aproximando o campo do consumidor final.
Segundo o sommelier de carne André Madruga, idealizador da iniciativa, a competição representa um avanço inédito na forma de enxergar a qualidade da carne. “O concurso é único no Brasil e foi o primeiro da América Latina. Só existem três eventos no mundo que avaliam essas características organolépticas da carne bovina: um na Inglaterra, outro em Buenos Aires e o nosso, em Lavras do Sul. E o detalhe é que o nosso é até anterior ao da Argentina”, explica Madruga.
Ele ressalta que o objetivo da disputa é avaliar o que realmente interessa ao consumidor, e não apenas os índices produtivos. “Nós não estamos avaliando animais que engordam mais ou que rendem mais em carcaça. Estamos avaliando o que o consumidor percebe quando consome um pedaço de carne. E não é gosto, é percepção. Estamos caracterizando as carnes para que o público, com base nessas informações, possa escolher o que mais aprecia quando faz o churrasco no domingo”, comenta.
Na categoria a pasto, o destaque Ouro ficou com Jair Ballen, da Agropecuária Jair, com animais selecionados pelo Frigorífico Vanhove. O Prata foi para Maurício Abascal Teixeira, da Fazenda Santa Jovita, com gado abatido no Frigorífico Sentinela, de Lavras do Sul. O Bronze ficou com Vinícius do Nascimento Lampert, da Braford da Girassol, com animais também abatidos no Frigorífico Sentinela. Já na categoria a grão, o Ouro foi concedido ao Frigorífico Minerva, de São Gabriel. O Prata ficou com Lídia Machado Severo, da propriedade Mantiqueira, com animais e abatidos no Frigorífico Sentinela. O Bronze foi conquistado por Fernando Osório, com abate no Frigorífico Campeiro.
Além das categorias principais, o concurso reconheceu também os diferenciais de maciez e sabor. O prêmio de maciez foi para Jair Ballen, repetindo o desempenho da categoria a pasto na seleção feita pelo Frigorífico Vanhove. Já o de sabor ficou com Willian Vanhove, da Agropecuária Pavão, também selecionado pelo Frigorífico Vanhove. Para Madruga, o resultado reforça o protagonismo de Lavras do Sul na discussão sobre qualidade da carne e sua percepção pelo consumidor. “O que avaliamos hoje interessa a toda a cadeia, mas principalmente ao consumidor, que é quem paga tudo. Essa é a virada de chave que queremos provocar”, conclui.
O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br