Plataforma já está disponível e reúne as informações sobre os festejos
Para unificar todas as informações acerca dos eventos em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o governo do Estado criou um site com o objetivo de facilitar o acesso da população. A plataforma está oficialmente no ar, podendo ser acessada por todos os interessados.
No site estão disponíveis notícias sobre as celebrações; os poderes, órgãos e entidades que integram a comissão oficial; o calendário de eventos; a identidade visual; o formulário de adesão para prefeituras e entidades participarem dos festejos; os decretos; e os materiais para download, entre outros informativos.
“Esse é um canal exclusivo de informações sobre os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e é muito importante termos essa plataforma. A partir dela as pessoas podem acessar, de maneira facilitada, todos os dados desta celebração no nosso Estado”, disse o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e presidente oficial da Comissão responsável pela organização dos 150 anos da Imigração Italiana, Fabrício Peruchin.
Sobre a comissão
O governador Eduardo Leite estabeleceu uma Comissão Oficial para organizar os festejos estaduais que marcam esse processo migratório. Assim, o Decreto 57.558/2024 reúne diversas secretarias de Estado e convida instituições a refletir, debater e contribuir para a realização das ações e eventos que estão programadas ao longo de 2025. A marca oficial traz: “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul: Nossa história é feita de futuros”.
Na semana passada, o site, a logomarca e o calendário de eventos foram lançados oficialmente numa solenidade realizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
Imigração italiana no RS
No ano de 2025, comemoram-se os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo marco será o dia 20 de maio, pois, em 1875, chegaram a Nova Milano, atual distrito de Farroupilha, os primeiros imigrantes italianos. O primeiro ciclo migratório ocorreu entre 1875 e 1914, trazendo para o Estado cerca de 84 mil pessoas, que deixaram a Lombardia, o Vêneto e o Tirol em busca de oportunidades e fugindo das tensões que culminaram na Primeira Guerra Mundial. O ápice da imigração foi entre 1884 e 1894, com a chegada de 60 mil italianos, que ajudaram a forjar o Estado.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br