A profissão contábil se digitalizou muito nos últimos anos e se adequar a ela, dentro das organizações, tem ocasionado desafios. A segurança da guarda da informação gerada pela empresa contábil é uma das maiores preocupações, pois é preciso conferir se as ferramentas de backup e storage estão sempre atualizadas, se o antivírus está instalado em todos os terminais e se o servidor de dados é adequado para a realidade do negócio.
Segundo o delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) em Viamão e integrante da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação da entidade no biênio 2018-2019, Flávio Ribeiro Júnior, os principais desafios na área digital são manter-se atualizado sobre as novidades, oportunidades e viabilidade do que é oferecido no mercado; traduzir o que há de oferta para que todo o portfólio de possíveis facilidades gere valor agregado ao produto contábil; e adaptar-se às mudanças de hábitos do consumidor. Nesse sentido, dois pontos são importantes: a atenção na capacitação e no treinamento das equipes em todos os níveis da organização e o comprometimento na participação nos eventos da classe, como, por exemplo, a Convenção de Contabilidade.
Para aqueles que ainda temem a concorrência da tecnologia, Flávio explica que o importante é que o profissional demonstre valor agregado, torne o atendimento mais pessoal e some o conhecimento que tem a essas soluções oferecidas por meio de aplicativos ou softwares. “A tecnologia é uma importante aliada, que veio para ficar”, afirma ele.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br