São 180 vagas, em seis municípios, para a pós-graduação a distância em Atendimento Educacional Especializado
O compartilhamento de estratégias pedagógicas para que professores tenham mais recursos para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar motivou a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para a oferta de formação em Atendimento Educacional Especializado. O curso de especialização, na modalidade a distância, é oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em polos EAD em seis municípios: Agudo, Canguçu, Mostardas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Santana do Livramento.
Professores que atuam em escola pública e/ou egressos de licenciaturas podem se inscrever até 11 de março, pelo Sistema de Inscrições dos Cursos de Pós-Graduação (Siposg) da FURG, no endereço siposg.furg.br/curso/1074.
“A intenção é que a escola minimize as diferenças, que a escola veja formas de inclusão. A gente sempre fala de acessibilizar o espaço, material, mas o mais importante é sensibilizar o ser humano, de se colocar no lugar do outro para pensar estratégias pedagógicas”, explica a coordenadora do curso, Carla de Felippe.
A especialização é organizada em seis módulos, com conteúdos teóricos e práticos, totalizando 480h de atividades. As disciplinas abordam legislação, estratégias pedagógicas, alfabetização digital, neurociências, transtornos mentais, Língua Brasileira de Sinais (Libras), surdez e deficiência auditiva, deficiência visual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades, entre outros temas presentes no cotidiano escolar e essenciais à educação inclusiva.
Em diversos municípios da região, os professores da Educação Básica, desde que com capacitação em atendimento educacional especializado, recebem gratificação, entre outros benefícios, para atuarem nas Salas de Recursos Multifuncionais. Nesses espaços escolares, criados pelo programa de Educação Inclusiva do Ministério da Educação, estão disponíveis materiais pedagógicos e de acessibilidade, voltados à assistência ao estudantes com deficiência ou necessidades específicas de aprendizagem. Em Rio Grande e Santana do Livramento, os professores têm direito à gratificação de 50% sobre o vencimento básico. Em Santa Vitória do Palmar, Mostardas e Canguçu o adicional é de 30%. Já o plano de carreira de Agudo prevê tabela salarial diferenciada para docentes que desenvolvem essas atividades.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br