Tema será abordado no sábado, dia 17/05, em painel promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul durante o XVII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria
A saúde mental de crianças e adolescentes estará no centro dos debates no dia 17/05, a partir das 8h, no XVII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). O painel Depressão e Suicídio na Infância e Adolescência contará com a coordenação da médica Maria Teresa Nardin (RS) e conferência da especialista Berenice Rheinheimer (RS).
A inclusão do tema na programação reflete uma preocupação crescente da pediatria com os transtornos mentais em jovens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 8% das crianças entre 6 e 12 anos em todo o mundo apresentam sintomas de depressão, um aumento expressivo em comparação aos 4,5% registrados há uma década. No Brasil, a depressão afeta entre 1% e 3% da população jovem com idades entre 0 e 17 anos.
Além disso, a OMS ressalta que metade dos casos de transtornos mentais se manifesta até os 14 anos, mas muitos permanecem sem diagnóstico ou tratamento adequado. Outro dado preocupante é que o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que a taxa de suicídio entre adolescentes de 10 a 19 anos aumentou 13% nos últimos anos, destacando a necessidade de políticas públicas e ações preventivas para enfrentar essa realidade.
“Falar sobre depressão e suicídio na infância e adolescência é fundamental, pois estamos lidando com vidas. Esse debate não apenas cria um espaço para reconhecer precocemente sinais de sofrimento emocional, muitas vezes ignorados, mas também contribui para reduzir o estigma que envolve a saúde mental. Além disso, capacita educadores e profissionais da área da saúde a oferecer o suporte necessário e adequado a esses jovens”, destaca a coordenadora do debate, Maria Teresa Nardin .
O painel pretende oferecer aos profissionais da área ferramentas para o reconhecimento precoce dos sinais de sofrimento psíquico, bem como orientações para encaminhamento e manejo dos casos.
O evento acontece de 15 a 17 de maio de 2025, no Centro de Convenções Barra Shopping, em Porto Alegre (RS). Mais informações sobre o XVII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, incluindo a programação completa, estão disponíveis no site oficial: www.gauchopediatria.com.br.
Sobre a Sociedade de Pediatria do RS
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br