Desassorear RS avança com obras de prevenção a alagamentos pelo Estado

Programa já retirou mais de 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios e arroios em todo o Rio Grande do Sul

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), uma das principais ações preventivas do governo do Estado frente ao transbordamento de rios provocado pelas fortes chuvas, segue em andamento em diversas regiões do território gaúcho. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), o programa já retirou mais de 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos de arroios e pequenos rios, reduzindo o risco de alagamentos e promovendo mais segurança para milhares de famílias. Atualmente, o Desassorear RS soma 164 projetos em execução ou concluídos, abrangendo 110 municípios.

De acordo com o titular da Sedur, Marcelo Caumo, o Desassorear RS tem um papel estratégico na prevenção a desastres provocados pelas fortes chuvas. “O governo do Estado tem atuado de forma intensa, em parceria com os municípios, para remover sedimentos dos cursos d’água e melhorar sua vazão. São medidas que fazem a diferença, especialmente em momentos como o que estamos vivendo, de chuvas intensas. Agradecemos muito ao governador Eduardo Leite por esse apoio dado à população que vive perto dos rios. Já temos recebido diversos relatos positivos de comunidades onde as ações do Desassorear RS estão mais avançadas”, afirmou Caumo.

Serviço está em andamento em Relvado

No município de Relvado, no Vale do Taquari, as intervenções ocorrem em dois trechos do Arroio Jacaré. O trecho 1, que compreende a área entre as localidades da Linha São João e Carlos Gomes, já foi concluído. Atualmente, os serviços do trecho 2 estão em andamento, contemplando o segmento entre a Linha Carlos Gomes/Linha Cuias até as proximidades do centro da cidade. Todo o material removido já chega a mais de 35 mil metros cúbicos, e está sendo transportado para o Loteamento Habitacional do município.

Moradores da região contam que o transbordamento do rio nunca tinha causado tantos estragos quanto nas últimas enchentes. A moradora Rejane Defendi, que reside próximo ao Arroio Jacaré há décadas, afirma ter sido a primeira vez que a água invadiu sua casa. 

“Com essa última enchente, foi a primeira vez que entrou água na nossa casa. O Arroio Jacaré já deu um susto na gente. Em dez dias, por seis vezes a água chegou perto do meu portão. Na sétima vez, a água entrou em casa, chegando a 81 centímetros. Tínhamos dois carros na garagem, além das ferramentas de trabalho do meu marido, que é pedreiro. A água danificou tudo. Meu sobrinho e meu cunhado, que moravam aqui na nossa rua, foram embora por causa disso. Até hoje a gente fica com medo. Então essa obra do Estado significa muito pra nós, deu pra perceber que já deu uma boa melhorada”, relatou Rejane.

Mais segurança para a comunidade 

O vice-prefeito de Relvado, Adalberto Dalla Vecchia, também destacou a relevância da obra para a população, que já vem notando os efeitos positivos das ações de desassoreamento. “É uma obra de extrema importância para toda a nossa comunidade. Sabemos o quanto este arroio causou de transtornos e prejuízos para a população durante a enchente. Tê-lo limpo e desassoreado é motivo de alegria e também de segurança para todos os nossos moradores”, afirmou.

O Desassorear RS faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.


GOV RS | Texto: Paulo César Pedroza/Ascom Sedur | Edição: Secom | Foto: Felipe Fontoura/Ascom Sedur

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE