Dicas práticas para harmonizar risotos e vinhos

Pratos saborosos, simples e elegantes, o risoto já é um queridinho na gastronomia brasileiro.  A sommelière da Wine conta como fazer o casamento certo entre risotos e vinhos

A harmonização entre risotos e vinhos é uma arte que valoriza os sabores e a experiência gastronômica.  Considerando que o vinho está presente tanto na preparação do risoto quanto como acompanhamento, trata-se de uma proposta clássica e delicada para um jantar especial.  Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, dá dicas de como escolher o vinho perfeito para o seu risoto tanto para o preparo da receita como para harmonizar um jantar ou almoço especial à base desta iguaria tradicionalmente italiana. 

“A cremosidade e a complexidade desse prato, seja de cogumelos, frutos do mar ou queijo, pede vinhos que equilibrem e complementam essas características”, diz a especialista. “A adição da bebida ajuda a equilibrar a acidez do risoto, que tem textura densa, e garante ainda mais aroma. Além disso, o álcool tem outra função importante no preparo: abrir os poros dos grãos de arroz, para que eles liberem mais amido, deixando a receita ainda mais cremosa.”

Risoto de brie com abobrinha

Para um preparo mais clássico como o risoto de brie com abobrinha, um bom vinho branco seco, com acidez destacada, é uma sugestão interessante para ressaltar os sabores da preparação. Essas características estão presentes, por exemplo, no chileno U by Undurraga Valle Central Sauvignon Blanc 2021. Seus aromas e sabores cítricos e herbáceos vão de encontro com as nuances do prato, inspirando leveza e refrescância.  Proveniente dos vinhedos do Vale Central do Chile, o exemplar teve passagem por tanques de aço inox para manter o frescor e as características naturais da uva. 

https://www.wine.com.br/ vinhos/u-by-undurraga-valle- central-sauvignon-blanc-2021/ prod27365.html 

Risoto de frutos do mar 

Tradicionalmente, as receitas de risoto levam vinho branco, mas a bebida pode ser facilmente substituída por outros estilos com boa acidez, aromas e sabores, desde que combinem com os ingredientes escolhidos. Uma dica é abusar da versatilidade e frescor do Dark Horse Rosé 2019, um rosé seco norte-americano, que vai muito bem com risoto de frutos do mar, numa harmonia inspirada em gastronomia mediterrânea. Neste exemplar, a enóloga Beth Liston se inspirou no verão e criou um rosé ao estilo de Provence no terroir californiano. O resultado é um rosé concentrado nos seus aromas frutados, mas com a elegância de um rosé francês. 

https://www.wine.com.br/ vinhos/dark-horse-rose-2019/ prod25370.html 

Risoto de cogumelos 

Uma harmonização clássica para os vinhos de Pinot Noir são os cogumelos, por isso, unir esses elementos num saboroso risoto é uma aposta certeira e surpreendente. Combine funghi e shitake, com arroz arbóreo, muito queijo e um toque de Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2021. Este é um Pinot Noir de clima frio proveniente do Fundo Lomas de Leyda, Valle de Leyda, Chile, feito a partir de cachos colhidos com sua maturidade ideal, o que lhe confere complexidade e o deixa suculento. Essa variedade de uva tem ótima acidez, leveza e notas terrosas que também são encontradas nos cogumelos, destacando essas nuances em ambos.

https://www.wine.com.br/ vinhos/sibaris-gran-reserva-d- o–valle-de-leyda-pinot-noir- 2021/prod28420.html


HERCOG Comunicação e Estratégia
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM