Produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom) e conduzido pelo governador Eduardo Leite, o segundo episódio do GovCast aborda a doação de órgãos. Publicado no dia 18 de agosto, o videocast contou com a presença de convidados que vivenciam o tema enquanto profissionais e pacientes. A escolha pela temática foi motivada pela proximidade com o mês de setembro, período dedicado à causa e em que o governo do Estado lançará uma campanha sobre o assunto.
“Doação de órgãos tem a ver com salvar vidas. Queremos sensibilizar as pessoas sobre essa causa tão importante”, disse o governador.
Participaram do episódio o médico coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Rafael Rosa, o transplantado de medula óssea, Julierme Santos, e o integrante do projeto De Ponto a Vírgula e cadastrado como doador de medula, João Vítor Ferrão. Criado em homenagem a um amigo que não recebeu a doação de pulmão a tempo, o projeto De Ponto a Vírgula incentiva e instrui sobre o transplante e a doação de órgãos.
“A gente quer falar de doação de órgãos, mas não quer falar de morte. A gente quer falar de vida”, destacou João Vítor.
O GovCast está disponível no canal do YouTube do governo do Rio Grande do Sul e no Spotify. Alguns cortes do programa também são publicados no Instagram e no TikTok do governo e do governador.
Estado vai lançar campanha para incentivar doação
O Rio Grande do Sul tem hoje mais de 2.700 pessoas que aguardam na lista de espera para receber um transplante. Buscando promover a causa, o Estado lançará nos próximos dias uma campanha para mobilizar a sociedade e ampliar a conscientização sobre a temática. O ator Marcos Frota, que também participou de forma virtual do GovCast, será o embaixador da campanha.
“O diálogo sobre a doação de órgãos é muito necessário e oportuno. O amor vive e pulsa e precisa estar presente mais do que nunca”, ressaltou o artista.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br