Encontro de Nogueira Pecã reuniu produtores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul

Presidente do IBPecan foi um dos palestrantes e tratou sobre o mercado para a cultura

O 3º Encontro Catarinense de Nogueira Pecã, realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Rio do Sul, foi considerado um sucesso devido à forte participação de produtores e técnicos de várias regiões do Estado, especialmente do Alto Vale do Itajaí, e também do Rio Grande do Sul. A programação de palestras contou com representantes da Embrapa, do Senar-RS, Senai/Fiergs, Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, e do presidente do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), Claiton Wallauer.

De acordo com Glauco Lindner, líder dos Projetos Fruticultura e Olericultura na região do Alto Vale do Itajaí, da Epagri, foi um momento de integração muito importante para o fortalecimento dos vínculos entre o Estado catarinense e a cadeia produtiva da pecanicultura como um todo. “Foi fundamental a apresentação das experiências e do aprofundamento dos conhecimentos que sempre ocorrem nas palestras, como a integração, a interação entre as pessoas, palestrantes e os próprios produtores. Sempre é um momento muito rico de trocas”, enfatizou.

Lindner ressaltou, ainda, a presença do presidente do IBPecan e sua abordagem sobre mercado, falando sobre possibilidades de venda para a noz-pecã. “O Instituto também é muito relevante para a cadeia produtiva da pecan no Brasil”, observou, colocando a importância em buscar mais sócios a fim de fortalecer toda a cadeia e “a entidade que lidera esse processo”.

Wallauer, por sua vez, enfatizou o contato do IBPecan junto aos produtores locais, junto à Epagri e a toda a cadeia da noz-pecã, “que vem crescendo em Santa Catarina”. Destacou as palestras que, segundo o dirigente, conseguiram falar diretamente com o produtor que já está investindo e o que quer investir. “Ele está conseguindo ver que a pecan é um bom negócio, entendendo os objetivos claros que o IBPecan tem no conceito de estar trazendo toda a cadeia para trabalhar junto”, observou.

O presidente do IBPecan também realçou as palestras que falaram sobre cultivo e pesquisa, além de tudo que está sendo desenvolvido com a pecan. “O evento possibilitou mostrar os investimentos que o Instituto está fazendo na parte de desenvolvimento de tecnologias e inovação. Então foi muito interessante e tenho certeza que Santa Catarina vai crescer cada vez mais no cultivo com a noz-pecã”, concluiu.

A realização do Encontro foi da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, IFC, Embrapa e Grupo de Produtores de Noz-Pecã do Alto Vale do Itajaí e apoio da Cooperativa de Crédito Cresol.


AgroEffective | Assessoria de Comunicação do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) | Foto: IBPecan/Divulgação | Texto: Rejane Costa/AgroEffective

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE