A inteligência artificial e a visão computacional estão revolucionando os segmentos de energia, óleo e gás, trazendo ganhos expressivos em eficiência, segurança operacional e redução de custos. Diante disso, de acordo com um estudo da Ernst & Young (EY) de 2023, cerca de 92% das empresas de óleo e gás no mundo investem ou pretendem investir em IA em cinco anos. O uso dessa tecnologia nesses setores vem crescendo em ritmo acelerado, impulsionado pela necessidade de otimizar operações críticas e aumentar a competitividade global.
A título de exemplo do que já é possível observar neste mercado, algumas plataformas aplicam IA para realizar monitoramento inteligente em ambientes industriais, elevando tanto a segurança quanto a eficiência operacional no setor de energia. Já outras soluções ajudam na gestão avançada de ativos, maximizando o retorno sobre investimentos. Além disso, recursos que aplicam visão computacional para a leitura automatizada de cilindros, por exemplo, podem reduzir falhas humanas e garantir rastreabilidade, de maneira a contribuir para o avanço de todo o mercado de utilities.
“Atualmente, é possível considerar a visão computacional como uma importante aliada no funcionamento e dinâmica dos setores de energia, óleo, gás e até petróleo. Quando combinada com IA, vemos avanços nessas áreas, incluindo a otimização em várias etapas dos processos, seja de produção, distribuição, inspeção ou saída ao consumidor final. Essas soluções já estão transformando a forma como as utilities operam, mostrando os impactos positivos e mensuráveis gerados”, afirma André Sih, Founder & Managing Partner da Fu2re.
Ainda de acordo com o executivo, essas tecnologias criam um ecossistema digital robusto que aumenta a eficiência e impulsiona a sustentabilidade, a inovação e a resiliência das empresas diante de um mercado em constante transformação.
Entre as organizações que se destacam na transformação desse mercado está a Fu2re, especializada em soluções de IA e visão computacional e que oferece serviços que otimizam processos nessas indústrias. Confira:
“Vemos a visão computacional reduzindo falhas e acidentes em inspeções e otimizando processos em toda a cadeia. Essas soluções já estão transformando a forma como empresas desses setores operam, mostrando os impactos positivos e mensuráveis gerados. Na Fu2re, estamos alinhados a esse movimento de constante avanço de IA”, frisaSih.
Tecnologia aliada ao core business
Ao observar o mercado de perto, outro ponto destacado pela Fu2re é o debate sobre como empresas que usam IA podem mensurar e ver, na prática, os resultados da aplicação, inclusive fazendo parte do core business. Seja em números financeiros ou ganhos no dia a dia, o ponto ainda pode ser um gargalo para que muitas companhias continuem a investir em AI e visão computacional.
No entanto, cabe relembrar que as soluções da scale up apresentam mensuração sólida, especialmente no que tange eficiência e redução de tempo em tarefas repetitivas e que não exigem uma visão mais estratégica.
Tendo como ponto de partida o SmartReader da Fu2re, por exemplo, os números alcançados são evidentes na atividade central das empresas que aderem ao recurso: há uma redução de até 1/6 nos custos do processo de medição e um aumento de 20% na produtividade. Já o SmartAssets, proporciona um aumento de 30% também na produtividade e acelera em até 100 vezes os processos relacionados à atualização de inventário.
“Embora muitas empresas ainda vejam a mensuração de resultados da IA como um desafio, as soluções e números da Fu2re mostram que é possível integrar a inteligência artificial ao negócio principal de uma empresa, trazendo ganhos concretos em eficiência e redução de tarefas repetitivas” finaliza André Sih.
Sobre a Fu2re
A Fu2re é especializada em soluções de inteligência artificial que transformam operações e otimizam processos nas indústrias de energia, óleo e gás. Primeira startup acelerada pela NVIDIA no Brasil, com uma equipe altamente qualificada, desenvolve tecnologias de ponta, como o SmartVision AI, uma plataforma no-code que combina visão computacional e IA, permitindo atualizações rápidas nos modelos de inteligência artificial. Tendo recebido, em 2025, o aporte da Copel Ventures (gerido pela Vox Capital) e Indicator Capital, gestora early-stage de venture capital líder em deep-tech; a Fu2re se destaca por entregar resultados mensuráveis e assertivos, atendendo às necessidades específicas de grandes empresas. Reconhecida no ranking 100 Startups to Watch pelo segundo ano consecutivo, está no TOP3 entre scale-ups de IA e no TOP100 geral, consolidando-se como referência em inovação e transformação digital.
Site: www.fu2re.com.br
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br