Objetivo da Prefeitura é dar aos alunos toda a estrutura para o aprendizado e inclusão
A barreira comportamental com relação à inclusão já havia sido vencida nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom. Desde o início da gestão do prefeito Luciano Orsi, o tema é abordado frequentemente nas salas de aula e os alunos com necessidades especiais estão bem inseridos no ambiente escolar. Nos espaços físicos, em que a acessibilidade depende de rampas de acesso, a situação também já estava resolvida. Entretanto, prédios escolares como o da Escola Municipal de Ensino Fundamental CEI, para garantir plena acessibilidade o ideal é contar com a plataforma de uso para cadeirantes. Com a antiga plataforma da CEI estragada e sem possibilidade de conserto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, instalou uma nova, que já está em uso.
Foram investidos R$ 42 mil, com recursos oriundos da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). “Felizmente, temos uma educação de qualidade, livre de qualquer tipo de prática excludente. Além disso, todos os nossos prédios escolares possuem rampas de acessibilidade, mas temos algumas situações, como a da Escola CEI, que vão um pouco além, e somente com a implantação da plataforma conseguimos dar aos alunos com necessidades especiais a atenção que eles merecem e têm direito. Portanto não medimos esforços para o fazer e tornar o acesso igualitário”, diz o prefeito.
Uma das crianças beneficiadas com a melhoria na Escola CEI é Manuela da Silva Brito, de 12 anos, que tinha muita dificuldade ao acessar alguns espaços, entre eles: o refeitório. Manu, como é carinhosamente chamada na escola, embora tenha paralisia cerebral, interage com todos e espalha alegria por onde passa.
A secretária de Educação, Simone Schneider, ressalta que não basta matricular o aluno em uma turma de ensino regular, por força da lei, mas que é preciso dar a ele toda a estrutura para o aprendizado e inclusão. “Considerando que a escola tem três andares e conta com alunos cadeirantes, optamos por instalar uma plataforma nova, com toda a estrutura segura e necessária”, explica a secretária que confirma a garantia de inclusão e igualdade de oportunidades, pela Administração Municipal.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br