O prazo para os municípios atingidos pelas enchentes de setembro solicitarem recursos federais termina na próxima semana
O Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução (EP2R) se reuniu novamente, na manhã desta quarta-feira (22/11), com representantes das cidades do Vale do Taquari atingidas pelas enchentes no início de setembro. O objetivo foi alinhar os últimos detalhes da fase final de inclusão dos planos de trabalho municipais no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ferramenta de solicitação de recursos do governo federal para reconstrução dos municípios.
No encontro, também foram entregues formalmente aos representantes dos municípios da região os laudos sobre as unidades habitacionais afetadas pelo evento climático. A entrega para Muçum e Roca Sales, locais mais atingidos, foi oficializada na semana passada. Todas as cidades já haviam recebido os conjuntos eletronicamente.
Além dos temas relativos às fortes chuvas de setembro, a reunião abordou também questões mais imediatas de restabelecimento em razão da precipitação elevada do último final de semana.
“A força que nos uniu até agora vai nos conduzir para respostas ainda melhores neste novo evento climático. Vamos nos esforçar ao máximo para atuar com os municípios e as comunidades, mantendo o melhor relacionamento possível com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional”, disse o chefe da Divisão de Convênios da Defesa Civil, tenente-coronel Rafael Luft. A Defesa Civil compõe a secretaria-executiva do EP2R junto com o Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), representado no evento pelo diretor-geral Hiparcio Stoffel.
“Estivemos aqui desde o primeiro momento naquele evento e nos mantivemos trabalhando de forma integrada, numa visão de sistema do qual todos fazem parte. Acredito que essa lógica de trabalho sistêmico é a mais efetiva. A taxa de sucesso e a forma de trabalhar implementada pelo Estado tem sido muito efetiva, se comparada a outras situações”, avaliou o integrantes da Defesa Civil nacional, Paulo Falcão.
O trabalho também contou com apoio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) da Univates, representado no evento por Jamile Weizenmann, que apresentou detalhes técnicos dos ortomosaicos, dos relatórios fotográficos e da intervenção de baixo custo.
O EP2R
O EP2R, criado pelo Decreto 57.198/2023), é composto por 14 órgãos governamentais e tem como objetivo prestar apoio técnico a fim de facilitar o acesso aos recursos federais para reconstrução dos locais atingidos pelas enchentes.
Sob a presidência da SPGG e com a supervisão dos gabinetes do Governador e do Vice-Governador, o EP2R trabalha no levantamento, na compilação de dados e na organização das informações em planos de trabalho a serem cadastrados no S2ID.
O escritório esteve primeiramente fixado em Encantado, mesma base do gabinete de crise do Estado. No momento seguinte, esteve no Vale do Taquari conforme as necessidades, sempre atuando diretamente nas localidades atingidas, ou por meio de encontros remotos periódicos de alinhamento e orientação.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br