Especialistas debatem o impacto dos riscos psicossociais no trabalho 

Profissionais avaliam em evento no SETCERGS, os impactos da nova NR-1 que trata dos riscos psicossociais nas equipes de trabalho

A recente atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passou a incluir de forma expressa a obrigatoriedade de gerenciamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, foi o foco do evento “Café com Jurídico”, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS). O encontro reuniu empresários, advogados e profissionais da área técnica para discutir as implicações da nova diretriz.

A atividade ocorreu na sede da entidade, na manhã desta terça-feira (29/04), e contou com a mediação da superintendente de Relações do Trabalho do SETCERGS, Andressa Scapini, e do assessor jurídico da instituição, Diego Coster. O convidado especial foi o médico do trabalho e psiquiatra Dr. Arthur Mota, que também atua como assistente técnico pericial na Justiça do Trabalho.


A nova redação da NR-1 exige que as empresas adotem medidas objetivas para prevenir transtornos mentais decorrentes de sobrecarga, estresse, ambientes hostis, assédio e violência no contexto profissional. Além das lesões físicas, quadros como ansiedade e burnout têm se tornado cada vez mais comuns no mercado de trabalho.

O grande avanço da nova NR-1 é reconhecer juridicamente os riscos psicossociais no ambiente laboral. Esses fatores sempre existiram, mas a legislação não exigia formalmente que as empresas lidassem com eles. A partir de agora, haverá mais segurança jurídica e técnica para implementar ações preventivas”, afirmou Diego Coster.

Andressa Scapini ressaltou que, para auxiliar as empresas na implementação prática da norma, o Ministério do Trabalho lançou, em 24/04, uma cartilha com orientações claras sobre identificação, avaliação e prevenção desses riscos.

A publicação chega em um momento crucial, pois havia muitas dúvidas sobre como iniciar esse processo. Agora, com esse material em mãos, é possível construir estratégias mais sólidas e ajustadas à realidade de cada organização”, pontuou.

Em sua fala, ela também destacou a existência de programas e treinamentos em andamento, mas questionou como aplicar isso efetivamente aos colaboradores.

“Existe uma preocupação legítima de que possa haver confusão por parte dos profissionais, especialmente quando se torna mais fácil atribuir ao trabalho questões pessoais que, na verdade, não têm relação com o ambiente corporativo. A verdadeira inquietação é: como as empresas vão identificar e lidar com esses riscos psicossociais de forma adequada, sem assumir responsabilidades que não lhes competem?”, indagou.

Um estudo citado no evento aponta que 33% dos trabalhadores brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), entre 2013 e 2024 houve um aumento de 35% nas ações judiciais relacionadas à saúde do trabalhador, refletindo a crescente judicialização da pauta. O setor jurídico do SETCERGS está à disposição no e-mail juridico@setcergs.com.br para dúvidas dos associados

Sobre o SETCERGS

O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959 e é o órgão de representação sindical patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.


PlayPress | SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul | Redação e fotos: Marcelo Matusiak

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE