Lançado pela PUCPRESS, jogo de cartas transforma pesquisas acadêmicas em cards que desafiam o senso comum sobre o comportamento de compra
Uma publicação que une ciência e diversão para despertar o aprendizado, provocar a reflexão e impulsionar a inovação. O jogo Estranha Mente do Consumidor, lançamento da PUCPRESS - editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) -, é composto por 60 cartas inspiradas em pesquisas científicas de alto impacto nas áreas de marketing e comportamento do consumidor. Cada carta traduz conceitos complexos em situações instigantes, dilemas reais e perguntas provocativas, transformando o conhecimento científico em uma experiência lúdica e envolvente.
Desenvolvido por três professores do curso de Marketing da PUCPR, Luana Kava, Flávio Luiz von der Osten e Helison Bertoli Alves Dias, o jogo busca fomentar o pensamento crítico sobre os mecanismos, muitas vezes inconscientes, que orientam as decisões de compra. Além disso, estimula habilidades essenciais para o mercado atual, como pensamento estratégico, criatividade aplicada, empatia, escuta ativa e capacidade analítica. “Em cada carta, buscamos inserir conteúdo para provocar, desafiar e inspirar por meio de descobertas reais da ciência do consumo. A ideia é testar conhecimentos, gerar boas conversas e até estimular a criação de novas ideias em Marketing e Comunicação”, explica Luana.
Todo conteúdo das cartas é baseado em evidências empíricas extraídas de artigos científicos rigorosamente selecionados, o que confere robustez metodológica e credibilidade acadêmica ao material. Seu design editorial foi concebido para diferentes contextos de uso, de dinâmicas em sala de aula e workshops corporativos a sessões de brainstorming e planejamento estratégico em agências e departamentos de comunicação. Os quatro modos de aplicação – estratégias de comunicação, brainstorming, competição e conversação -, permitem explorar o conteúdo de forma flexível e adaptável, além de funcionar como ferramenta de consulta atendendo a distintos perfis de público e objetivos,
A gamificação como estratégia de engajamento, aprendizagem e formação crítica, tanto de estudantes de todos os níveis de ensino quanto de profissionais já inseridos no mercado, é um movimento em ascensão no mercado editorial brasileiro. “As metodologias ativas e formatos inovadores de disseminação do conhecimento têm ganhado cada vez mais relevância. Nesse contexto, trazemos para o catálogo da PUCPRESS um material que transforma a ciência em uma estratégia de engajamento, aprendizado e formação crítica, em sintonia com os desafios contemporâneos da comunicação e do consumo”, destaca Michele Oliveira, gerente da PUCPRESS.
O jogo é apresentado em uma caixa que inclui as cartas e um manual de instruções, com orientações detalhadas sobre os diferentes modos de uso. Estranha Mente do Consumidor vai além de ensinar, ele transforma a forma como compreendemos o consumo. Por isso, se constitui como um recurso indispensável para educadores, estrategistas, comunicadores e todos que desejam explorar, com profundidade e rigor, os paradoxos e as nuances do comportamento do consumidor contemporâneo.

Sobre os autores
Luana Kava
Doutora em Gestão da Informação e mestre em Administração na linha de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR, atua como professora do curso de Marketing da PUCPR desde 2021. Além do trabalho como docente, lidera a empresa Viral de Ideias, especializada em soluções digitais para diferentes setores.
Flávio Luiz von der Osten
Doutor e mestre em Administração pela UFPR, com período sanduíche na University of Exeter. Atuou como professor do curso de Design da Unicesumar. Atualmente é professor dos cursos de Administração, Administração Internacional e Marketing da PUCPR.
Helison Bertoli Alves Dias
Doutor e mestre em Administração pela UFPR, com período sanduíche na University of British Columbia, e bacharel em Engenharia Mecânica. Atuou como editor do projeto Ponte do Marketing entre 2016 e 2021, voltado à divulgação científica. Atualmente é professor da PUCPR, ministrando disciplinas de Marketing e Gestão nos cursos de Marketing e Administração Internacional.
Serviço:
Estranha Mente do Consumidor
Editora: PUCPRESS
Organizadores: Flávio Luiz von der Osten, Helison Bertoli Alves Dias e Luana Kava
Outras informações: www.pucpress.com.br
Sobre a PUCPRESS
A PUCPRESS, editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é referência no mercado editorial brasileiro, com mais de 40 anos de história e um catálogo diversificado de títulos acadêmicos e científicos em áreas como Filosofia, Educação, Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia, Bioética, Cidades, Saúde e Biotecnologia, Energia, Tecnologia da Informação e Comunicação. Alinhada aos valores do Grupo Marista e às áreas estratégicas da PUCPR, a editora busca disseminar conhecimento de qualidade, promover o avanço da ciência e impactar positivamente a sociedade. Com publicações que abrangem desde livros impressos a e-books e audiobooks, a PUCPRESS também colabora com iniciativas globais, como o SDG Publishers Compact da ONU, reafirmando seu compromisso com a educação, inovação e sustentabilidade. Outras informações: https://www.pucpress.com.br/
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br