Um dos projetos busca recuperar solos atingidos por enchentes. A atividade ocorre na Casa da Agptea, em Esteio (RS), e vai selecionar cinco trabalhos para concorrer na Mostratec, em outubro
A Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) promoveu nesta segunda-feira, 1º de setembro, na 48ª Expointer, a abertura oficial da Mostra das Escolas Técnicas Agrícolas (Meta). O evento ocorreu na Casa da entidade, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Trata-se de uma vitrine de iniciação científica que apresenta ao público pesquisas e projetos desenvolvidos por alunos e professores da rede estadual. Este ano, dez trabalhos foram selecionados para exposição interativa. Cinco trabalhos ficarão à disposição dos avaliadores e do público até amanhã, terça-feira, e os outros cinco estarão expostos na quinta e sexta-feira, 4 e 5 de setembro.
Os cinco primeiros trabalhos são: “Sequestro de Carbono no Solo na Cultura da Erva-Mate”, da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos; “Tecnologias Biológicas para a Regeneração do Solo – Ação Integrada de Microorganismos”, da Escola Estadual Técnica Guaramano, de Guarani das Missões; “A Citronela como Inseticida Natural para Controle de Ectoparasitas”, da Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes, de Osório; “Agronag: Aplicativo para o Diagnóstico de Pragas e Doenças no Cultivo de Hortaliças”, da Escola Estadual de Ensino Profissional de Carazinho; e “Raízes da Esperança: Reflorestamento de Áreas Afetadas pelas Enchentes no Vale do Taquari com Espécies Cultivadas no Arboreto”, do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, de Erechim.
A orientadora do trabalho sobre o reflorestamento, professora Simone Castelan, destacou que a ideia do projeto foi dar mais visibilidade ao arboreto, lugar onde se cultivam árvores e arbustos para fins científicos. “A partir das enchentes do ano passado, as alunas tiveram a ideia de usar mudas do arboreto para ajudar na reconstrução das matas do Vale do Taquari”, recordou. A aluna Fabiana Litwin Ternes destacou que a proposta central era dar visibilidade ao arboreto. “Então resolvemos usar as mudas retiradas dele para auxiliar a população prejudicada pelas enchentes de 2024”, relatou.
Fabiana recordou que as comunidades visitadas receberam muito bem a iniciativa de plantar as mudas. O arboreto possui diversas árvores, algumas em extinção, outras exóticas e também muitas nativas. “Retiramos as sementes, fizemos o plantio no viveiro que a gente tem na escola e desenvolvemos essas mudas para fazer o posterior plantio nas cidades do Vale do Taquari”, explicou.
O diretor-presidente da cooperativa de crédito para professores Educredi, Elson Sena, é da comissão julgadora que escolherá cinco trabalhos entre os dez que irão participar da Mostratec, mostra internacional de ciência e tecnologia organizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, no mês de outubro. Sena avaliou os trabalhos como bem elaborados. “Eu já li todos. E foram muito bem feitos pelas escolas e pelos alunos, e a qualidade é ótima porque é de interesse deles, da agropecuária, e baseados na questão científica”, destacou.
O coordenador da Comissão de Avaliação da Meta, Carlos Augusto Fontoura, disse que as escolas foram muito felizes em escolher os temas. “Vieram para cá 27 trabalhos. A dificuldade foi bastante grande em escolher somente dez. Mas esses trabalhos trazem uma amostra muito significativa da qualidade que é o ensino técnico no estado do Rio Grande do Sul, principalmente da rede estadual, e com o apoio da Agptea”, ressaltou.
O presidente da Agptea, Fritz Roloff, afirmou que é sempre motivo de alegria ver os alunos apresentando suas pesquisas e sendo protagonistas do processo pedagógico de uma escola. “O aluno busca, puxa a frente do processo e o professor passa a ser um colaborador, um facilitador. Então, por isso, que a gente é tão teimoso, insiste que a Casa da Agptea seja uma vitrine. E queremos com isso chamar a atenção do Estado também, para que a Secretaria da Educação veja a seriedade e o comprometimento desses projetos”, destacou.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br