Defesa Civil estadual acompanha condições hidrometeorológicas para os próximos dias
A Defesa Civil estadual, a partir do seu Centro de Monitoramento, atualizou, nesta quarta-feira (20/8), as condições do tempo no Rio Grande do Sul para o fim de semana. Temporais com rajadas de vento intensas, granizo e chuva intensa, associados a um sistema de baixa pressão e à passagem de uma frente fria, devem atuar entre sexta-feira (22/8) e sábado (23/8).
Durante a madrugada e a manhã de sexta-feira (22/8), temporais capazes de causar queda de granizo e chuva intensa devem ocorrer nas regiões Oeste, Centro, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana (RMPOA), Sul e Litorais Médio e Sul. A partir do fim da tarde e noite de sexta-feira, novos temporais com potencial de queda de granizo, rajadas de vento intensas e chuva intensa devem ocorrer no Oeste, Campanha, Missões, Costa Doce, Sul e Centro. As rajadas de vento podem superar 90 km/h associadas aos temporais.
No Noroeste, partes do Centro, Vales e RMPOA, alguns temporais isolados são possíveis, com queda de granizo e rajadas de vento de forma isolada durante a tarde e a noite. Chuva intensa deve persistir na Campanha, Costa Doce, Sul e Litoral Sul ao longo do dia, podendo causar acumulados expressivos. Os acumulados variam entre 30 e 80 mm/dia, podendo superar 100 mm/dia na Campanha, Costa Doce, Sul e Litoral Sul. No Norte do Rio Grande do Sul, o tempo deve seguir estável na maior parte da sexta-feira.
Avanço da frente fria
A partir da madrugada de sábado (23/8), o avanço da frente fria gera novos temporais, com queda de granizo, rajadas de vento e chuva intensa nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, Centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul. As rajadas de vento podem superar 90 km/h associadas aos temporais. Chuva e temporais também devem ocorrer nas demais regiões do Estado na madrugada de sábado, mas com menor potencial de granizo e vento. Ao longo do dia, a frente fria avança pelo território gaúcho e mantém a condição de chuva moderada a pontualmente forte e temporais, que ainda podem causar granizo e rajadas de vento de maneira isolada no Noroeste, Norte, Missões e Centro. Os acumulados variam entre 20 e 60 mm/dia, podendo chegar nos 80 mm/dia.
No domingo (24/8), chuva moderada a pontualmente forte persiste no Nordeste e Extremo Norte, sem risco de granizo e rajadas de vento. Os acumulados variam entre 10 e 40 mm, podendo chegar a 50 mm no Norte. Nas demais regiões, predomina tempo estável.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com estações pontuais em atenção para inundação no rio Gravataí. Porém, as tendências gerais variam entre estabilidade ou declínio, devido aos últimos dias com baixos acumulados de chuvas.
Em função da previsão de chuvas, pontualmente intensas e com acumulados moderados durante a semana, são indicadas as condições de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente. Há risco de ocorrência de cheias em arroios, córregos e pequenos rios, com respostas rápidas destes, e recarga dos rios maiores com elevação gradual, além de alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas (elevado volume em pouco tempo).
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br