Furtos e erros operacionais crescem no fim de ano e fazem disparar perdas no varejo

  • 19 de dezembro de 2025
  • Sol FM

Ocorrências de furtos e fraudes crescem significativamente em dezembro — especialmente em itens considerados de alto valor agregado, como carne, café, azeite e bebidas alcoólicas

A chegada do fim de ano, período marcado por aumento no fluxo de clientes e maior giro de produtos, acende um sinal de alerta entre os varejistas. De acordo com Hailton Santos, diretor Comercial da Sesami (www.sesami.io), empresa que é referência em soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e numerário, as ocorrências de furtos e fraudes crescem significativamente entre dezembro e janeiro — especialmente em itens considerados de alto valor agregado, como carne, café, azeite e bebidas alcoólicas.

Somados, esses produtos representam até 45% (bebidas representam 15% desse total) das perdas em supermercados, segundo dados observados em clientes da Sesami. E o cenário se agrava quando entram em cena os erros operacionais, que se tornam mais frequentes durante o pico de movimento na alta temporada.

“O final de ano traz mais consumidores para dentro das lojas, mais promoções, mais pressa e mais pontos cegos na operação. Isso cria o ambiente perfeito para furtos, ocultação de produtos e erros de registro no caixa”, alerta Santos.

Criatividade dos fraudadores – O executivo da Sesami relata que, por meio das soluções de monitoramento da empresa e da plataforma Gatecash (sistema de monitoramento de frente de caixa), práticas sofisticadas — e outras surpreendentemente simples — de ocultação têm sido identificadas com frequência no período.

Em uma das ocorrências recentes analisadas pela equipe, um cliente utilizou uma estratégia comum no fim de ano: encheu o carrinho com produtos, incluindo packs de cerveja, colocou duas caixas de papelão vazias por cima dos produtos para ocultar parte das mercadorias. No checkout, colocou as caixas sobre o balcão e começou a preencher discretamente as caixas com produtos do carrinho, como se fossem itens já adquiridos.

Sob os packs de cerveja estavam escondidos carne, café, azeite e até frascos de Nutella, que compõem a linha de itens mais visados no período. “Quando o fluxo está alto e a operação está sobrecarregada, o colaborador não tem tempo para analisar o carrinho em profundidade. Basta que o consumidor incline o corpo para frente, faça um gesto rápido, e o furto acontece sem que ninguém perceba”, diz.

Bebidas lideram as perdas - Além das fraudes, as bebidas — especialmente cervejas — apresentam outra dor de cabeça para os varejistas: erros de contagem. Com o volume elevado no fim do ano, a verificação manual de packs de lata ou garrafa muitas vezes é feita de maneira mecânica. Isso abre brechas para duas situações: o cliente declara menos packs do que está levando e a operadora esquece de multiplicar o número de unidades, registrando apenas um pacote.

Por causa desse conjunto de fatores, as perdas relacionadas à categoria de cervejas crescem muito em períodos críticos, como o Natal e o Reveilon. “A operadora está sob pressão, com filas grandes, e muitas vezes age no automático. O cliente diz que está levando três packs, ela olha rapidamente, confirma e registra — mas não vê o que está sob o pacote. É um ponto extremamente sensível da operação”, argumenta Santos.

Risco ampliado e prevenção redobrada - Segundo Hailton Santos, as perdas no período são impulsionadas por três eixos: furtos oportunistas, cometidos por clientes comuns aproveitando a distração do movimento; furtos profissionais, executados por grupos preparados para explorar brechas específicas e erros operacionais, aumentados por equipes reduzidas, alto fluxo, cansaço e operações mais rápidas.

Por isso Santos reforça que a prevenção moderna depende de um conjunto de ações integradas, como um monitoramento inteligente e analítico, capaz de identificar padrões suspeitos, e soluções como Gatecash, que analisam comportamentos de compra e desvios no checkout. “Os varejistas precisam estar preparados. O Natal é a época de maior faturamento, mas também a de maior exposição ao risco. Com tecnologia e processos ajustados, é possível reduzir as perdas e manter a operação saudável”, conclui Santos.

 

SOBRE A SESAMI (https://www.sesami.io/)  

A Sesami Cash Management Technologies Corp. é uma empresa criada a partir da união da sueca Gunnebo Cash Management, das norte-americanas Tidel e ARCA e a alemã Planfocus. Com capacidade para atendimento global, a Sesami, que integra o grupo canadense GardaWorld Security Corp., é uma plataforma aberta, integrada e sofisticada de business intelligence (BI) que oferece serviços personalizáveis, incluindo software, dispositivos inteligentes e serviços gerenciados para ecossistemas de caixa de ponta a ponta e operações de automação de PDV.


Core Group | Foto: Divulgação

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