Geração de negócios e conteúdo inovador impulsionam maior evento de varejo do País

De novas tendências de comportamento consumidor, passando por algumas das principais novidades em tecnologia e estratégias de mercado, os conceitos que ditam o futuro do varejo no Brasil e no mundo estarão em evidência na Feira Brasileira do Varejo 2025. Realizado pelo Sindilojas Porto Alegre e pelo Sebrae RS, o evento chega a sua 11ª edição, de 21 a 23 de maio, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Capital gaúcha, com uma programação com mais de 70 palestrantes, 120 horas de conteúdos, 100 expositores e até 500 agendas de negócios para pequenas, médias e grandes empresas.

“O varejo é um dos segmentos mais transversais do mercado pois interage com diversos nichos e áreas, como logística, tecnologia, marketing entre muitos outros. Para todos estes públicos e profissionais, a FBV possui conteúdo técnico que é tratado de maneira que ele possa ser aplicado da forma mais objetiva possível agregando valor à realidade de quem participa”, destaca o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.

Até 500 agendas de negócios

Postergada em 2024 em virtude das enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul, a FBV este ano será correalizada pelo Sebrae RS pela primeira vez, agregando ainda mais diversidade de conteúdo e fomentando oportunidades de negócios entre empresas de diferentes portes. Um dos principais exemplos dessa diretriz são as rodadas de negócios do Projeto Comprador. Articulada pelo Portal de Negócios do Sebrae RS (https://portaldenegociosebrae.com.br), a iniciativa irá conectar pequenas indústrias de três grandes nichos de mercado – Moda, Casa & Construção e Alimentos Personalizados – a grandes players do setor. A estimativa é que até 500 agendas possam ocorrer durante os três dias de feira.

“Não raramente eventos deste porte são a principal agenda de negócios de uma empresa durante o ano. É durante o evento que os negócios abrem as suas portas e ficam cara a cara com fornecedores ou grandes companhias, entendendo demandas e explorando novas parcerias”, explica o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn. 

Conteúdo técnico com inspiração em NY

Contemplando o tema “Viva o futuro do presente”, a FBV 2025 terá uma programação focada em pilares como tecnologia, inovação e empreendedorismo, trazendo algumas das principais tendências do setor no mundo, incluindo, insights apresentados este ano na NRF Retail’s Big Show – maior evento de varejo do mundo realizado anualmente em Nova Iorque (EUA) 

Para impulsionar o conteúdo técnico do evento, a feira contará com quatro palcos – Palco Negócios, Mão na Massa, MKT & Vendas e Pequenos Gigantes – por onde irão passar alguns dos principais nomes do varejo no Brasil e no mundo.

Temas como novos modelos de negócios, vendas online, redes sociais, experiência do consumidor e Inteligência Artificial (IA) estarão na pauta da programação do evento, que este ano conta com a curadoria do empresário Rafael Martins, CEO do Share, uma das principais empresas de educação para o mercado de comunicação do País. 

Varejo Experience

Outro atrativo do evento, a Varejo Experience irá apresentar tendências do setor e boas práticas de gestão em uma espécie de “visita guiada” a quatro empresas que são cases de sucesso no varejo gaúcho – Mercado Brasco, Wellness Shop by Elevato, Cris Boaretto Alfaiataria e Tela – Curadoria de Produtos Locais. Esta última é uma loja-laboratório do Sebrae RS inédita no país. A Varejo Experience ocorre em 20 de maio, na véspera da abertura da FBV. Durante a imersão, os participantes vão poder absorver conhecimentos sobre tecnologias e experiência sensorial; nicho e experimentação de produtos; gestão de marca e agregação de valor, além de engajamento de comunidade. 

Palestrantes confirmados:

  • Amanda Graciano – head de relacionamento com corporações da Fisher

  • André Carvalhal – especialista em design para a sustentabilidade 

  • Beatriz Nóbrega – especialista em desenvolvimento humano e organizacional

  • Bell Gamma – CEO Air Branding

  • Carlos Nunes – Diretor do Grupo Eleva

  • Carolina Perrone – especialista em Direito Civil, Proprietário e Governança Corporativa

  • Cesar Bochi – Diretor Presidente do Banco Corporativo Sicredi

  • Cíntia Carvalho – CMO da Share especialista em MKT Digital

  • Cláudio Bitencourt – CEO MyCounsoulting

  • Daniel Dias – nadador paralímpico

  • Deivison Vieira – empreendedor

  • Elifas de Vargas – Kreativ

  • Fabi Nunes – empreendedora, mentora e especialista em Marketing Estratégico

  • Fabiano Zortéa – Especialista em Varejo do Sebrae RS

  • Gabi Valente – idealizadora da Escola da Diarista

  • Gabriela Zanetti – Dr. Consulta

  • Giuliana Morrone – jornalista

  • Gustavo Albuquerque – Global Acquisition Manager HotmartJayme Nigri – sócio fundador da marca Reservam Grupo Arezzo

  • Jonathan Schreiber –  – cofundador do witu.digital

  • Juliana Saboia – Sócia da Palco Inteligência de Mercado e da Casa Verso

  • Junior ALves – fundador da Aidron (plataforma de predição de demanda para o varejo)

  • Laura Cunha – Growth hacker de e-commerce

  • Luiz Pacete – jornalista

  • Luan Oliveira – Grupo Trigo

  • Mateus Gobbi – Paim Uniter Creators

  • Otelmo Drebes Jr. – Líder 3a geração Lojas Lebes

Novidades e diferenciais da 11ª edição da FBV:

  • Varejo Experience Pocket: A ação inédita  ocorrerá durante os três dias do evento, no período de um turno, possibilitando a visita a empresas varejistas, divididas por temáticas, que já exibem diferenciais em termos de inovações, tecnologias, conectividade com o consumidor, atendimento personalizado.

  • Carbono neutro: A sustentabilidade e as boas práticas ambientais vão ganhar um papel de maior protagonismo na feira deste ano. O evento tem a parceria da startup gaúcha AKVO ESG, de Erechim, que atuará na implementação de um programa de compensação de emissões para tornar a feira um evento carbono neutro. Inédita, a iniciativa inclui, ainda, a elaboração de um relatório ESG que fará um diagnóstico completo do escopo de práticas ambientais, sociais e de governança do evento a fim de influenciar a tomada de decisão de processos de melhoria a serem implementados ou aperfeiçoados em edições futuras da feira.

SERVIÇO

O que: 11ª Feira Brasileira do Varejo
Quando: de 21 a 23 de maio (quarta a sexta-feira)
Onde: Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 – bairro Sarandi – Porto Alegre)
Horário: 10h às 19h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/fbv-feira-brasileira-do-varejo-2025/2071132?referrer=feirabrasileiradovarejo.com.br
Mais informações: https://feirabrasileiradovarejo.com.br/


Moglia Comunicação Empresarial

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE