Recursos serão aplicados na rede socioassistencial do Rio Grande do Sul
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou ato de assinatura coletiva de propostas da Consulta Popular 2024/2025 nesta terça-feira (11/11). São 17 municípios beneficiados, totalizando mais de R$ 2,1 milhões em investimentos para a rede socioassistencial do Rio Grande do Sul.
Os projetos contemplados abrangem as áreas de atenção à pessoa idosa e segurança alimentar, além de aquisição de veículos para a rede socioassistencial.
“Esperamos que a Consulta Popular continue como um instrumento de enfrentamento de temas que a política de assistência social exige. Junto a prefeitos, gestores e técnicos, demonstramos que a política pública se faz enfrentando os problemas, e não as pessoas”, disse o titular da Sedes, Beto Fantinel.
“Nós, prefeitos, voltamos a acreditar na Consulta Popular devido à atuação do governo para fortalecer essa iniciativa. Com este recurso, vamos melhorar o atendimento às famílias vulneráveis dos nossos municípios”, declarou o prefeito de São Francisco de Assis, Paulinho Salbego.
A diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruna Blos, destacou que a reunião dos municípios no ato de assinatura é reflexo do comprometimento da Sedes na divulgação da Consulta Popular.
Recursos por município
Consulta Popular
Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como mecanismo participativo, pelo qual a população ajuda a definir como parte do orçamento anual será investido. Em 2023, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
“No ano passado, tivemos 960 votos na Consulta Popular. Neste ano, chegamos a 3.910 votos. A nossa região triplicou a participação, o que mostra a credibilidade que o governo do Estado passa ao mobilizar a comunidade”, disse o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social de São Borja, Jefferson Homrich.
Na Consulta Popular 2024/2025, a Sedes foi a pasta que mais recebeu propostas na primeira etapa, com o envio de 195 projetos para a área social, o que corresponde a um aumento de 119% em relação à edição anterior, em que recebeu 89 propostas.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br