No dia 17 de agosto é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural. Buscando equilibrar a importância da data e os protocolos do COVID ainda vigentes, o Conselho de Dirigentes de Cultura da região (Codic Ampara) realizou uma sequência de visitas aos municípios componentes entre si, buscando conhecer a realidade e a estrutura institucional do tema em cada cidade.
Em Rolante a anfitriã foi a Coordenadora de Cultura Joyce Reis, que apresentou um jogo de tabuleiro chamado “Na trilha do Patrimônio”, projeto contemplado em edital do Fundo de Apoio à Cultura e financiado com recursos do Governo do Estado, distribuído nas escolas do município, consolidando um belo exemplo de conscientização e educação patrimonial.
A Coordenadora Zenaide Souza Machado e o colaborador Marcelo Bartikoski receberam o grupo em Riozinho e conduziram a visitação ao prédio onde antigamente funcionava a Agro-Moageira Riozinho, a ponte de Ferro centenária, localizada no centro da cidade, e o Camping do Conduto, enfatizando a importância desses patrimônios na construção da história do município.
Em Taquara a Coordenadora, Regina Valentini, e a Prefeita, Sirlei Teresinha Bernardes da Silveira receberam os demais gestores, ao som de um piano e flauta transversal, no Palácio Coronel Diniz Martins, imponente prédio que teve sua história relatada aos presentes. Depois foram conduzidos por Marco Aurélio, ligado à cultura do tropeirismo para conhecer um dos trajetos utilizados para comércio. Ao chegar no Solar Pina, prédio histórico que está sendo restaurado, tiveram a oportunidade de visualizar uma exposição de telas pintadas por alunos da rede sobre o patrimônio material do município. No final, Marco Aurélio serviu um café tropeiro aos visitantes como nos velhos tempos.
Os Coordenadores Carine Setti (Cultura) e Cristian Krummenauer (Turismo) receberam os colegas em Três Coroas, onde apresentaram as ruínas da residência de Cristoph Schäfer e a ponte coberta Armindo Lauffer.
Em Igrejinha, os gestores da região foram recebidos no Centro Administrativo, pelo Secretário de Cultura e Turismo Juliano Müller, seus coordenadores Maxwel e Dirceu mais o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente Jeferson Corá Lorenzão, e ainda, os componentes do grupo de trabalho que busca o restauro da Casa de Pedra. Houve passagem pela rua da independência e visitação ao prédio da Casa de Pedra.
Em Parobé, o grupo foi recepcionado na Praça 1° de Maio, pelo Diretor de Gestão de Cultura e Turismo, Maiquel Silveira, Gestora de Cultura, Joice Idaiane, Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Joana D’ Arc Wittmann, visitando o Museu Municipal, Monumento ao Imigrante e Departamento de Gestão de Cultura e Turismo, focando na temática de Patrimônio Material e Imaterial.
O objetivo desta ação é chamar a atenção da comunidade local e das próprias autoridades para a importância do patrimônio e da memória. O Paranhana é uma região de extensão territorial compacta (com cidades pequenas e próximas) quando comparada a outras regiões do estado. Embora com grande diversidade de manifestações culturais, a história dos municípios é bastante semelhante, assim como suas ocupações também. Muitos moradores, até hoje, ainda possuem familiares em cidades vizinhas. Os limites municipais são uma forma abstrata de nos organizar, porém a história é de todo o povo, não somente de um município. Qualquer prédio ou local, habitado por indígenas, negros ou colonos imigrantes, ele não é somente de uma cidade! Ele é das pessoas de toda a região!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br