Na segunda-feira, 04 de novembro, um espaço dedicado ao atendimento de mediação e conciliação para pessoas com 60 anos ou mais foi inaugurado no 7º andar do Foro Central de Porto Alegre. Podem ser tratados problemas como dívidas, abandono de familiares e brigas com vizinhos, por exemplo.
Na ocasião, também foi apresentada a plataforma online que possibilita o início de um atendimento sem a necessidade de se deslocar. A ideia é que o Centro de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça atue centralizando atendimentos, encaminhando benefícios ou medidas protetivas, facilitando a vida de idosos.
No Foro Central, um mediador ou conciliador recebe o idoso que quer atendimento e as pessoas com as quais ele está tendo problemas em uma sala. O objetivo é resolver a questão antes que qualquer uma das partes precise entrar na Justiça. Mas, mesmo sem processo, o entendimento dessa reunião tem valor de sentença. Ou seja, se for descumprido, pode gerar indenização.
Os idosos também poderão ser encaminhados para a Delegacia do Idoso, Ministério Público, Defensoria Pública ou atendimento em universidades. “A gente quer oferecer uma avaliação psicossocial também, para fazer um diagnóstico de todos os problemas e poder auxiliar. E já com um encaminhamento direto que evite que eles fiquem perambulando e procurando, ou que tenham que acordar as cinco da manhã, que tenham que ir para uma fila. Que eles tenham um atendimento realmente diferenciado”, explica a juíza coordenadora do espaço, Dulce Oppitz.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br