Emoção define o lançamento do livro dos alunos do curso de informática 60+ do Polo Universitário Santo Antônio. O evento, que também contou com sessão de autógrafos aconteceu no último domingo (18/08), no Qorpo Santo, durante a 9ª Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha.
O livro, como os próprios autores mencionaram traz um pouco da história de cada um. Fatos que marcaram suas vidas. Os depoimentos cheios de amor e orgulho demonstraram a alegria em participar da obra e a diferença que este projeto faz na vida das 80 pessoas que já participam do mesmo.
Dona Adelaide Benedito, de 85 anos, começou o curso logo após a morte do marido, há três anos. Viúva encontrou no Polo Universitário uma oportunidade de distração. Com a ajuda da filha ela é aluna assídua e serve de inspiração para todos os colegas mais jovens.
Valdir Meregalli, de 71 anos, conta que após a aposentadoria sentiu que precisava de algo que o envolvesse, não queria apenas dormir e assistir televisão, segundo ele. “Descobri o Polo Universitário e pedi uma vaga. Não foi difícil entrar. Difícil é sair porque é muito bom”
Conforme a coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente é uma satisfação ver o desenvolvimento desses alunos, que além de colegas se tornaram grande amigos. Ela conta que eles confraternizam com cafés da tarde, onde cada um leva um prato e, que inclusive já virou livro de receitas. A motivação no curso é variada, para passar o tempo ou para se comunicar com familiares que moram distantes. As redes sociais e o uso das tecnologias no celular também compõem as aulas do curso.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva cumprimentou a todos pelo lançamento do livro, mas principalmente por estarem participando de um curso no Polo Universitário, “por manter viva a vontade de aprender”, disse.
Na mesma tarde também ocorreram os lançamentos dos livros:
“CIATESNA DEGRAN: deslocamentos de sentidos, sujeitos e práticas rurais em Viamão-RS” da professora e escritora, Angela Maria Plath da Costa. O livro convida a retomadas do contexto rural da cidade de Viamão – RS;
“Coisas inusitadas Acontecem Todo o Tempo” do professor e escritor, Antônio Valente, traz crônicas bem-humoradas. O autor apresenta situações, que no primeiro momento podem parecer comuns. No entanto, à medida que avança na leitura, o leitor percebe o quanto essas narrativas fogem ao lugar comum;
“Projeto Bilíngue- Não há barreiras que a Libra não possa transpor” da autora Alini Mariot fala sobre a caracterização do sujeito surdo e a surdez. Aborda politicas de inclusão e apresenta o projeto bilíngue;
Semana Acadêmica 2018- Construindo Caminhos para uma Educação inovadora” reúne artigos apresentados na Semana Acadêmica 2018;
“Diário de um Prefeito” do prefeito, engenheiro, professor e escritor Daiçon Maciel da Silva, reúne todos os seus registros, desde lembranças da infância até suas poesias escritas aos 70 anos de idade. São prosas, artigos e poesias que trazem memórias e falam da carreira e da paixão pela política.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br