Igrejinha ganha estação meteorológica para coleta e divulgação de dados climáticos

Iniciativa da Sicredi Caminho das Águas chegará a mais municípios nos próximos meses

A partir de uma iniciativa da Sicredi Caminho das Águas, mais um município gaúcho do Vale do Paranhana ganhou uma estação meteorológica neste mês: Igrejinha passou a contar com o equipamento na última quinta-feira (24) para coleta e divulgação de dados climáticos. O projeto, iniciado após as enchentes de 2024, reforça o compromisso da cooperativa em estar próxima da comunidade.

De acordo com o gerente de Cooperativismo da Sicredi Caminho das Águas, Eduardo Glaeser, com as estações, os órgãos de Defesa Civil terão à sua disposição um equipamento de alta tecnologia como aliado para prever e orientar as comunidades na prevenção de intempéries como tempestades, enchentes e secas.

A estação gera informações como pluviometria, vento, umidade, pressão atmosférica e radiação solar, dados que auxiliam também os agricultores e entidades da região a fazer o manejo mais adequado das lavouras, otimizando a utilização de fertilizantes, adubos e demais produtos. Os dados podem ser acessados por meio de um aplicativo de celular.

O equipamento foi fornecido pela Elysios Agricultura Inteligente, pioneira na área de inovação agrícola. “Cada estação tem um investimento de R$ 27 mil, custeado pelo Sicredi. O poder público é o responsável pela cedência do espaço, construção da base de concreto e fornecimento de energia elétrica e sinal de internet para compartilhamento dos dados”, explica Glaeser.

A estação está instalada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, localizada na Rua Alvício Ritter, nº 3561, bairro Solitária Alta. “Escolhemos uma localidade aos pés da Serra Grande, pois, pela análise dos técnicos, é mais representativa para esta bacia de captação e trará alertas assertivos de enchentes”, destaca o gerente Glaeser.

Conforme Glaeser, a primeira estação meteorológica instalada, que está em operação desde junho em Rolante, tem tido um retorno positivo. “A avaliação que fazemos é muito positiva, com alertas sendo gerados em tempo real, através de informações que estão sendo usadas pelos Bombeiros, Defesa Civil e para melhor manejo agrícola dos produtores”, finaliza Glaeser.

Mais municípios beneficiados

Nos próximos meses, a iniciativa da Sicredi Caminho das Águas chegará também a Taquara, Campo Bom, Três Coroas, Maquiné e Parobé, municípios que tiveram estado de calamidade decretado nas enchentes do ano passado. Tais cidades estão atuando na construção das bases de concreto e no fornecimento de um ponto de energia elétrica e sinal de internet, com a previsão de receberem as doações até o final de setembro.

Sobre a Sicredi Caminho das Águas

Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas integra o Sistema Sicredi – composto por mais de 100 cooperativas em todo o Brasil. A instituição oferece um portfólio completo com mais de 300 soluções financeiras para liberar o potencial de pessoas e negócios. Com sede em Rolante (RS), reúne mais de 90 mil associados em uma área de atuação que abrange 33 municípios do Vale do Paranhana e do Litoral Norte gaúcho, como Igrejinha, Sapiranga, Taquara, Capão da Canoa, Torres, Osório, Tramandaí, entre outros.


Sublinha! Comunicação | Assessoria de Imprensa – Sicredi Caminho das Águas | Foto: Sicredi Caminho das Águas

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE