Palestrantes reforçaram a importância da utilização de uma linguagem clara, objetiva e a utilização de vários canais
“O preço de não se comunicar no agronegócio custa muito caro”. Uma frase impactante, e imagens no telão contendo notícias negativas sobre o setor deu início ao Fórum de Comunicação e Marketing no Universo Pecuária neste sábado, 8 de novembro, na Arena do Conhecimento. O jornalista Nestor Tipa Júnior, sócio-diretor da AgroEffective, agência de Comunicação e Marketing Estratégico para o Agronegócio, primeiro palestrante da manhã, abordou diversos aspectos na divulgação de todo o trabalho que é feito no campo, ressaltando a importância da defesa, estratégia e reputação, construída pela presença constante e assertiva nos veículos de comunicação.
Segundo ele, o grande erro é deixar os outros contarem a sua história por você. “Quem não se comunica, será comunicado”, reforça. O jornalista revelou ainda a dificuldade em falar a língua para quem está do lado de fora da porteira. “Comunicação, muitas vezes, não é o que se diz, mas o que o outro entende. Por isto, precisamos falar de uma forma clara e transparente. Não podemos esperar o ataque para fazer a reação”, acrescentou. Na ocasião, ressaltou-se a necessidade de falar uma linguagem que possa ser entendida pelo produtor e também a sociedade. E, ainda, a importância em marcar presença não apenas nas redes sociais, mas na mídia tradicional (rádios, jornais e televisão), visto que estes meios andam juntos e até se complementam. Outro aspecto destacado no Fórum é a utilização de canais locais, regionais, nacionais e, também, os especializados.
Na sequência, Clarisse de Freitas, assessora de imprensa da Cotrisul, relatou a necessidade de falar uma linguagem que fosse compreendida não só pelo público interno, como associados e a comunidade em geral. “O relacionamento é a base de toda e qualquer comunicação. Precisamos conversar com os mais diversos públicos”, diz ela. Apontou ainda a constância e a proximidade e a divulgação de dados como forma de fortalecer a credibilidade. “Para ser eficaz o tom deve ser conciliador”.
E quando o assunto é a utilização de novos formatos, Johnatan Osório, sócio da TNT Produtora, serve de exemplo, ao colocar em prática o desafio de divulgar remates ao vivo pelo YouTube, alcançando milhares de visualizações, isto na época da pandemia da Covid-19. “Os números demonstram que o streaming é uma ferramenta poderosa”.
Para finalizar, o diretor executivo da SIA, Bruno Quadros, revelou que decidiu criar um podcast chamado “Pé no Barro” para poder levar informações e atingir quem não é do meio. A iniciativa serve na construção de marca e também uma forma de evitar a generalização. “Estamos falando para vários nichos e grupos. E, temos ainda, um choque de gerações, com visão de mundo completamente diferentes. Minha dica é ser simples, direto e objetivo”, falou. O arquivo digital de áudio possui 20 mil seguidores, sendo 70% de homens e uma faixa etária de 35 a 44 anos.
O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, correalização de Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, projeto e execução da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, e patrocínio de CEEE Equatorial, Banrisul, Sicredi, BRDE, Badesul e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br