Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito ocorreu de 14 a 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia
Quinze representantes gaúchos do Sicredi integraram a delegação brasileira que participou da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), realizada de 14 a 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia. Entre eles, estavam o presidente da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, o vice-presidente, Francisco Ferreira, e o diretor executivo, Sherlei Zucchetti. O evento reuniu mais de 3 mil profissionais de 60 países para debater inovação, liderança e o impacto positivo do cooperativismo de crédito.
A WCUC 2025 completa 20 anos neste que é o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU. Dessa forma, os temas em debate representam o momento do cooperativismo de crédito mundial, tais como ataques cibernéticos, fraudes e a proteção de dados dos associados; a presença da inteligência artificial nos processos de comunicação e também de gestão; o cooperativismo como ferramenta de prosperidade para países pobres e em desenvolvimento; a participação de jovens e mulheres no cooperativismo; ESG e governança.
De acordo com Link, o Sicredi marca presença como principal apoiador deste importante evento, contribuindo ativamente para as discussões e trocas de experiências por meio de palestras, painéis e conexões entre cooperativas. “Foi emocionante ver o entusiasmo do público quando a bandeira brasileira foi exposta. Além do nosso país, é uma oportunidade de reconhecer o papel do Sicredi como referência internacional, um exemplo sólido de organização cooperativa, comprometida com o desenvolvimento local e a transformação positiva das comunidades. Todos nossos colaboradores e associados fazem parte disso”, destaca.
Para Ferreira, os principais temas abordados na conferência estão alinhados com o que as lideranças buscam trabalhar na cooperativa. O local do evento é outro destaque. “Estocolmo é a capital da Suécia, uma cidade extremamente moderna e pujante, mas que consegue preservar a sua história, com prédios antigos intactos. Isso nos relembra que o movimento que estamos fazendo segue essa mesma direção: trazer a inovação para a Sicredi Caminho das Águas ao mesmo tempo que resgatamos a ancestralidade, para que ambas caminhem juntas e se reforcem uma a outra”, ressalta.
Ao todo, mais de 130 representantes do Sicredi participam da conferência, com destaque para apresentações sobre experiência do associado, desenvolvimento de jovens lideranças e práticas de impacto social. O Sicredi reforça, assim, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais justa e colaborativa.
Homenagens e agradecimentos
Durante a Conferência, os representantes da Sicredi Caminho das Águas fizeram a entrega de um presente ao presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. Um cristal com o busto do Padre Jorge Anneken e uma placa foram entregues como forma de agradecimento ao auxílio de diversas cooperativas após as enchentes que atingiram várias cidades do Rio Grande do Sul em 2024. O vice-presidente da cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Marcos Conzatti, também foi homenageado pelo apoio enviado aos municípios impactados pelas chuvas de maio do ano passado no Vale do Paranhana.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br