Literatura infantil como apoio emocional

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) destaca a importância da leitura na compreensão e superação de eventos impactantes pelas crianças

O ato de ler tem inúmeros benefícios e, no cenário atual, um deles é ajudar crianças a compreenderem e lidarem com eventos como a tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul. Com base nesse princípio, a SPRS recomenda três sugestões de leituras de livrinhos infantis que abordam a calamidade pública no estado de maneira sensível e acessível para os pequenos.

A literatura infantil se destaca como uma ferramenta importante para auxiliar crianças a compreenderem e lidarem com eventos tão impactantes. Em momentos de crise, as crianças podem se sentir confusas, ansiosas e assustadas, e os livros infantis podem fornecer uma fonte de conforto, esperança e entendimento melhor do cenário“, explica o presidente da SPRS, José Paulo Ferreira

Uma das obras é “Caracolino”, escrito por Cláudia Mattos, psicóloga e pedagoga. Outra criação foi “E a Chuva”, de Sabrina Führ, psicóloga clínica que elaborou o material como forma de dedicação e homenagem a todas as crianças gaúchas. A terceira dica é “O que aconteceu com a minha cidade?”, de Patrícia Ludwig.

Todas foram elaboradas neste mês, portanto completamente adequadas aos acontecimentos e estão sendo distribuídas de forma digital, podendo ser facilmente encaminhada para alguém com um aparelho celular ou acesso à internet, para leitura com as crianças.

Confira nos links

Caracolino

E a Chuva

O que aconteceu na minha cidade

Sobre a Sociedade de Pediatria do RS

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

PlayPress | SPRS – Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul | Redação: Marcelo Matusiak

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE