Equipamentos com geolocalização e armazenamento de até 5 mil testes auxiliam o trabalho de prevenção de acidentes em todo o Brasil
Ao redor do mundo, o mês de maio é dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito. Uma das ferramentas utilizadas pelas forças de segurança nas campanhas e ações de prevenção são os chamados bafômetros. Com o avanço da tecnologia, os bafômetros da Dräger contam com sensores mais precisos, tempo de resposta reduzido e integração com sistemas digitais, garantindo maior confiabilidade na detecção do teor alcoólico, com uma utilização mais ágil e menos invasiva. Essas inovações são aliadas importantes das autoridades na fiscalização e na preservação de vidas, alinhando-se ao propósito do movimento Maio Amarelo: salvar vidas por meio da informação, da responsabilidade e do uso inteligente da tecnologia.
Uma estatística preocupante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que durante as operações de Carnaval 2025 foram registradas 2.732 infrações relacionadas à recusa do teste do bafômetro ou à constatação de embriaguez ao volante, um aumento de 31% em relação ao ano passado. Seguindo o mote de “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para o Maio Amarelo deste ano, é fundamental reforçar a importância da prevenção de acidentes causados pela combinação de álcool e direção, tanto pelo dever individual quanto da ação pública de fiscalizar os motoristas ao volante.
“Estamos o ano todo trabalhando junto ao poder público para a fiscalização dos motoristas em um compromisso coletivo com a vida, e o Maio Amarelo é um mês especial para esse engajamento”, diz Alison Freire, coordenador de marketing de produtos da Dräger Safety. “Para nós da Dräger, poder contribuir com as forças policiais fornecendo equipamentos de alta precisão é participar ativamente desse esforço pela segurança no trânsito. A tecnologia para a vida é um mote nosso, e temos orgulho de fazer parte dessa rede de proteção que salva pessoas todos os dias.”
Há mais de 70 anos, a Dräger fornece bafômetros, que tem o nome técnico de etilômetro, para forças policiais ao redor do mundo que protegem e salvam vidas no trânsito diariamente. Mas apesar da popularidade do equipamento, muitos não sabem como ele de fato funciona, nem conhecem as mais novas tecnologias embarcadas que tornam o teste cada vez mais eficiente.
Como funciona
A detecção nos equipamentos atuais segue a mesma lógica independente do modelo: a pessoa que terá o nível de álcool no sangue testado deve soprar na entrada do aparelho.
Apesar do nome, a medição não está relacionada com a quantidade de álcool no hálito da pessoa. Caso ela tenha bebido, o ar expirado irá conter uma quantidade de álcool devido à troca de gases realizada no pulmão com os vasos sanguíneos e levará uma quantidade mensurável do álcool que está no sangue. Por isso, não são efetivas as tentativas de trapacear no teste com técnicas como chicletes ou uso de carvão ativado.
Dentro do aparelho, as moléculas de álcool atingem um sensor eletroquímico. Quanto maior a quantidade de bebida ingerida, maior será a concentração de álcool no sangue e no ar expirado, e maior também o número de moléculas atingindo o sensor, permitindo uma medição precisa do nível alcoólico da pessoa.
Alcotest 7510, o etilômetro mais avançado
O etilômetro Dräger Alcotest 7510 é um dos modelos mais avançados e completos no mercado, possui capacidade de armazenamento de até 5 mil testes com riqueza de detalhes como data, hora, resultados dos testes realizados e até a localização, pois o aparelho conta com módulo de geolocalização via GPS.
Todos os dados podem ser acessados via USB e as informações têm validade legal em processos jurídicos e legais por parte do poder público, já que esse aparelho possui certificação Inmetro. Outra opção é imprimir os resultados no ato do teste, utilizando um equipamento como a impressora portátil Dräger.
Para operações de larga escala, triagem em grande número de pessoas ou trocas de turno, a Dräger possui o Alcotest 5000, um bafômetro sem necessidade de contato físico que realiza até 12 testes por minuto.
Além da proteção às pessoas, a Dräger conta com soluções de segurança para veículos, atendendo mercado logístico e frotista com o Interlock 7500, um bafômetro veicular bloqueia a ignição do veículo caso detectada a presença de álcool no ar expirado pelo condutor, esse produto ainda oferece a possibilidade de integração com outras soluções de monitoramento, como câmeras de segurança, impedindo que os testes sejam burlados.
“A Dräger se orgulha de ser uma parceira de confiança dos órgãos de segurança pública, como polícias militares e rodoviárias por todo o Brasil, além de diversas empresas de segmentos privados no mercado de segurança. Investimos continuamente na qualidade evolução dos nossos produtos para detecção de álcool, essa é uma das nossas formas de colocar em prática nosso lema de Tecnologia para a Vida.” completa Alison.
Dräger. Tecnologia para a Vida®
A Dräger é líder internacional nas áreas de tecnologia médica e de segurança. Nossos produtos protegem, suportam e salvam vidas. Fundada em 1889, a Dräger gerou receitas de cerca de € 3,4 bilhões em 2024. O Grupo Dräger está presente atualmente em mais de 190 países e possui mais de 16.000 funcionários em todo o mundo. Visite www.draeger.com para obter mais informações.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br