Grupo atuará no aconselhamento dos atendimentos a pacientes com sintomas e diagnóstico da doença
Preocupados em otimizar a saúde pública, no que diz respeito à prevenção da Covid-19, médicos taquarenses se uniram e num processo voluntário resolveram esclarecer formas de melhorar a imunidade das pessoas e minimizar os impactos causados pela infecção pela Covid-19. Na quarta-feira (10), a prefeita Sirlei Silveira, acompanhada do vice-prefeito Nelson Martins e da secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, receberam os médicos Richard Santos Pereira, Mauro Werb Junior e Marcelo Conrad.
A criação do Conselho Médico Pró-Vida Taquara, para auxiliar gratuitamente na coordenação de ações contra a Covid-19, foi espontânea. “Este é um momento de tristeza, mas que exige de nós atitude. Temos conosco médicos taquarenses que conhecem como deve ser tratada a doença, formando um conselho para coordenar a caminhada nesse momento. As forças médicas vindo voluntariamente nos ajudar somará ao grupo que já está trabalhando e intensificará o ataque a essa doença tão danosa”, salientou Sirlei.
De acordo com o doutor Richard, vitaminas D, C, zinco e ivermectina são poderosas armas na prevenção da doença. “Estamos preocupados em tentar melhorar a saúde da população, em salvar vidas. Através das experiências que tivemos na Itália, observamos que as pessoas que tinham deficiência tanto de vitamina D quanto de zinco adoeceram com maior gravidade em relação às que tinham níveis normais destas vitaminas. O uso de ivermectina também se provou, através de vários estudos, benéfica contra a Covid”, reitera. Para a aquisição destas vitaminas e da ivermectina não é necessário receituário médico.
Conforme sugere o médico, a reposição de zinco deve ser de 60 mg por dia; de vitamina D 7.000 ui por semana ou 50.000 ui por mês, e também deve-se incluir a vitamina C na dieta diária. Já a dose para a ivermectina muda se a pessoa tem contato direto com o público ou não. A medida tomada é de um comprimido a cada 30 kg de peso, por dois dias, repetindo em 15 dias, caso a pessoa não tenha contato com outras pessoas, e de um comprimido a cada 30 kg de peso, por três dias, repetindo em 15 dias, caso haja contato frequente com outras pessoas.
“Mesmo que as pessoas que sigam estes cuidados tenham contato com o vírus, a doença não vai se agravar como em outras pessoas. Assim, vamos desafogar nosso sistema de saúde que está lotado, além de conseguirmos tratar melhor os casos agravantes para sairmos o mais breve do contato deste vírus que tanto ceifa vidas na nossa comunidade”, observa o doutor Richard. “Qualquer sintoma respiratório, coriza, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, não espere, procure atendimento, é Covid. Se você esperar poderá agravar ainda mais a situação ficando mais difícil o tratamento. Ao primeiro sintoma, por favor, procure auxílio médico”, enfatiza.
A secretária Ana Maria faz um apelo à comunidade para que mantenham os cuidados e evitem sair de casa. “Estamos fazendo a nossa parte, os médicos estão fazendo a sua parte, o Sistema de Saúde está fazendo a sua parte, mas continuamos vendo a população não usando máscara, circulando sem os cuidados. Por favor, não se aglomerem, fiquem em casa. Se precisar ir ao supermercado ou à farmácia, vá sozinho. Estamos com os leitos clínicos do hospital lotados, nossos leitos de UTI lotados. Ajudem-nos, colabore fazendo a sua parte, queremos ter menos óbitos, menos casos ativos. Procure o nosso Centro Covid ao primeiro sintoma, estamos aqui para salvar vidas”, reforça Ana.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br