A segunda semana de agosto é voltada para a conscientização da importância da amamentação
O leite materno é considerado o alimento mais completo do mundo, devido aos inúmeros benefícios que traz para a criança, contribuindo para que se torne um adulto saudável. Por isso, com o objetivo de estimular a amamentação, o município de Santo Antônio da Patrulha criou em 2018 a semana Dourada para aleitamento materno, que ocorre na segunda semana de agosto. Mundialmente, a Semana do Aleitamento Materno é comemorada de 01 à 08 de agosto. E neste ano, o é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”.
De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde, Daniela Beleza Ribeiro, amamentar é “natural”, que vem da Natureza. Portanto, já é um ato ecológico em si. “Apesar de amamentar já ser, por si, natural, também ajuda na preservação do meio ambiente. Pois quando uma criança é amamentada, não há utilização de mamadeiras, latas de fórmulas e nem a utilização de gás para aquecimento”, explicou.
Daniela também relata que uma criança que recebe o leite materno é mais saudável e desenvolve um sistema imunológico mais forte, o que faz com que ela fique mais protegida contra várias doenças. “Com isso, o bebê se torna um adulto menos propenso a ter doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, por exemplo” disse.
Mas amamentar nem sempre é fácil. Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde, Cândida Massulo, muitas mães podem ter complicações na hora de ofertar o leite materno. “Geralmente recebemos relatos de mães que apresentam algumas dificuldades como dor ou pouca produção de leite, e quando isso ocorrer, é importante procurar um profissional da saúde para orientar e tratar”, ressaltou.
A enfermeira da Secretaria da Saúde, Alessandra Pinto informou que em função da pandemia de Covid-19, gestantes, puérperas e crianças de até 02 anos estão sendo atendidas no ESF Menino Deus. “O objetivo é tentar proteger este grupo da doença. E lá, as mamães encontram atendimento de enfermagem, médico de saúde da família, pediatra, odontólogo, nutricionista e psicólogo. O atendimento vai desde a gestação até a puericultura, oferecendo todo o apoio a mulher, para que ela se sinta capaz fisicamente e emocionalmente de amamentar”, destacou.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br