Nesta primavera, plantas nativas ganham espaço no paisagismo brasileiro

  • 10 de setembro de 2025
  • Sol FM

A valorização da biodiversidade do país é uma das tendências que serão apresentadas ao público durante o 30º Veiling Market, que acontece na próxima quinta e sexta-feira (dias 11 e 12 de setembro), na Cooperativa Veiling Holambra, a maior feira de negócios da floricultura nacional. Em um espaço cenográfico, além das tendências, serão apresentadas propostas inovadoras de decoração, como arranjos com plantas aéreas e guirlandas de Natal feitas de suculentas e proteas.

O 30º Veiling Market vai além das negociações entre produtores e compradores e apresenta os lançamentos para o segundo semestre de 2025: o evento também vem se dedicando a orientar produtores e clientes da Cooperativa Veiling Holambra quanto aos produtos que detêm efetivos potenciais de inovação para o futuro do mercado de flores e plantas ornamentais brasileiro. O evento acontece nos dias 11 (das 8h às 18h) e 12 de setembro (das 8h às 14h), na sede da Cooperativa Veiling Holambra (CVH). Durante os dois dias de atividades, os visitantes terão acesso a um espaço dedicado às tendências que guiarão o consumo de flores e plantas nos próximos meses. Também estão programadas palestras voltadas aos decoradores e profissionais do setor, uma área interativa dedicada ao ensino e à prática de arranjos florais e de arte botânica, além de duas mesas-redondas (dia 11, às 11h, e dia 12, às 9h), que discutirão sobre plantas nativas e exóticas adaptadas no paisagismo: potencialidades, dilemas e desafios no Brasil. Especialistas defendem a criação de um projeto nacional que estruture a produção e incentive o consumo de plantas brasileiras. Especialistas defendem a criação de um projeto nacional que estruture a produção e incentive o consumo de plantas brasileiras.

 

Vitrine de tendências

Organizada pelo engenheiro agrônomo Hélio Junqueira, especialista em tendências para o setor de flores e plantas ornamentais e curador do projeto “Mentoria de Tendências” da CVH, o espaço Vitrine de Tendências destacará os Jardins Botânicos em sua missão histórica de coletar, estudar, classificar, aclimatar e preservar espécies vegetais e promover a sua transição para o mercado. Cenograficamente decorada pelo florista Tannus Saab com as plantas e flores classificadas como tendências para o paisagismo, o espaço conceitual foi este ano batizado de Jardim Botânico Imaginarium e contará com três ambientes. O gazebo receberá um chá da tarde de inauguração e a exposição temática “Os Jardins Botânicos na História”, organizada em quatro segmentos: as expedições botânicas, o ofício do botânico; a preservação vegetal (caso do projeto Philodendron spiritus-sancti desenvolvido pelo produtor de Holambra Acosta Plantas Ornamentais); e a grande aventura botânica, que remete às curiosidades e wardian cases (caixas de vidro para o transporte de plantas). Já a “lojinha do museu” reunirá produtos e propostas de decoração inovadoras, como guirlandas de Natal feitas de suculentas e proteas, arranjos decorativos com air plants (plantas aéreas) do gênero Tillandsia e objetos lúdicos como os ZooSucculents, entre outros itens. Um terceiro ambiente será dedicado à interação do público, com atividades de ensino de arranjos florais e arte botânica. Para ampliar a experiência, os visitantes terão acesso a informações complementares por meio de QR Codes espalhados pelo espaço e contarão com monitores para explicar os conceitos apresentados.

Destaques

Entre os destaques da Vitrine de Tendências estão o projeto pioneiro de preservação do Philodendron spiritus-sancti, espécie rara e ameaçada de extinção que, graças a um projeto desenvolvido pelo produtor Acosta Plantas Ornamentais, será cultivada legalmente e de forma ética, por meio de cultura de tecidos, com parte da produção destinada à reintrodução em seu habitat natural na Mata Atlântica do Espírito Santo. Também ganham atenção as air plants, muito utilizadas no mercado internacional, mas ainda pouco exploradas no Brasil, apresentando grande potencial ornamental e papel importante no biomonitoramento da poluição ambiental. Outro ponto em evidência será o uso lúdico de cactos e suculentas como recurso de bem-estar, em sintonia com a busca por equilíbrio emocional em meio à ansiedade climática e à sobrecarga digital. A Vitrine de Tendências, este ano, presta um tributo a Roberto Burle Marx, um dos maiores paisagistas do século XX, resgatando espécies que receberam seu nome e outras que marcaram seu trabalho na divulgação da flora tropical brasileira. As proteas, em fase de expansão no cultivo nacional, serão apresentadas em novas formas de consumo, enquanto as folhagens tropicais cortadas, sobretudo das aráceas, acompanharão as mais recentes tendências da arte floral internacional, encantando pela força estética e pela imersão no universo natural.

30º Veiling Market

Data: dia 11 de setembro, das 8h às 18h, e no dia 12, das 8h às 14h.

Local: Cooperativa Veiling Holambra

Rodovia SP-107, km 27 – S/N – Zona Rural Veiling, Santo Antônio de Posse – SP


Ateliê da Notícia | Fotos: Allan Macintyre_Jardim Onirico, Acervo Hórtica Consultoria


NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE