Comitiva da OIV conheceu a vinícola e degustou o Espumante Salton 115 Anos Rosé Extra-Brut
No mês em que comemora 115 anos de história, a Salton recebeu em sua sede, em Bento Gonçalves, o diretor-geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), John Barker, na última sexta-feira (22). A entidade científica e técnica intergovernamental é reconhecida como referência mundial para o setor da uva e do vinho. Por isso, a presença de Barker em uma agenda pela América Latina marcou um momento histórico para a vitivinicultura brasileira, reforçando o protagonismo do país no cenário global e celebrando o legado da Salton, vinícola mais antiga em atividade no Brasil.
O diretor esteve acompanhado de Regina Vanderlinde, ex-presidente da OIV e primeira brasileira a ocupar o cargo, além de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), entre eles a coordenadora-geral de Vinhos e Bebidas, Juçara Aparecida André Dokonal Duarte, a consultora Fernanda Spinelli e o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso. Também participaram da visita lideranças do setor, como integrantes do Consevitis-RS e da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e o deputado estadual Guilherme Pasin, presidente da Frente Parlamentar do Vinho.
O grupo foi recepcionado pelo enólogo e diretor-técnico da Salton, Gregório Salton, que apresentou o rótulo criado especialmente para comemorar os 115 anos da vinícola, o Espumante Salton 115 Anos Rosé Extra-Brut. A experiência foi seguida de um almoço no restaurante localizado em meio às caves históricas da vinícola. “Receber a maior autoridade do mundo do vinho em meio aos festejos de 115 anos é uma grande honra para a Salton. Afinal, apresentamos a brasilidade de nossos espumantes em mais de 30 países, além de alcançar o marco histórico de nosso legado como vinícola mais antiga em atividade no Brasil”, destacou Gregório Salton.
A OIV tem sede em Dijon, na França, e conta com 51 Estados Membros. Eles são responsáveis por 90% da área vitícola global, 88% da produção mundial de vinhos e 75% do consumo mundial. A cada ano, mais de 500 especialistas de diferentes países se reúnem em grupos de trabalho para discutir e aprovar resoluções por consenso em quatro áreas principais: viticultura e uvas de mesa, enologia e métodos de análise, aspectos legais e econômicos e saúde e segurança do consumidor. Esta é a primeira vez na história da OIV que um diretor-geral cumpriu uma visita tão extensa pelo continente sul-americano. Ao todo foram 25 dias em cinco países (Chile, Peru, Argentina, Uruguai e Brasil), reunindo-se com governos e representantes do setor da uva e do vinho.
Foto: Daniela Radavelli/Divulgação
Presente em mais de 30 mercados internacionais, a Salton se consolidou como a maior produtora e exportadora de espumantes do país. Em sua trajetória, que une tradição e inovação, a vinícola tem investido em práticas sustentáveis, viticultura de precisão e na valorização de seus vínculos com o território gaúcho, reafirmando seu compromisso em levar a excelência do espumante brasileiro ao mundo.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br