Participação do Hospital Sapiranga amplia acesso a cirurgias no maior mutirão da história do SUS

  • 16 de dezembro de 2025
  • Sol FM

Instituição integrou mobilização nacional que reduziu filas de espera e atendeu milhares de pacientes em todo o país

O Hospital Sapiranga esteve entre as quase 200 instituições de saúde mobilizadas no maior mutirão já realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), promovido nos dias 13 e 14 de dezembro, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias e exames na rede pública. A ação nacional resultou em mais de 11,5  mil procedimentos realizados em todo o Brasil, que fazem parte do total 61,6 mil procedimentosofertados para todos os26 estados e o Distrito Federal.
Realizada no âmbito da iniciativa Agora Tem Especialistas, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e as Santas Casas, a mobilização foi organizada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, pelo Ministério da Saúde, pelo CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde e pelo CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. No Rio Grande do Sul, o Hospital Sapiranga foi uma das instituições participantes, realizando 24 procedimentos ao longo do mutirão, todos nas dependências do próprio hospital.
 
A participação do Hospital Sapiranga em uma mobilização dessa dimensão demonstra nosso papel como instituição filantrópica comprometida com o SUS e com o cuidado integral à comunidade. Trata-se de uma ação de grande relevância, pois representa a redução do tempo de espera e um impacto direto e positivo na vida das pessoas atendidas”, destaca a diretora-executiva do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann.
A iniciativa soma-se ao volume expressivo de cirurgias SUS realizadas pela instituição ao longo de 2025, fortalecendo a assistência regional. Desde o início do ano até o dia 14 de dezembro, foram realizadas no Hospital Sapiranga 3.346 cirurgias pelo SUS, consolidando sua atuação como referência no atendimento à saúde pública.  Desse total, aproximadamente 50% são cirurgias de urgência/emergência e 50% destas são eletivas.
Além de Sapiranga, o mutirão no Rio Grande do Sul contou com ações em outras cidades, com procedimentos realizados em Encruzilhada do Sul (19), Ijuí (63), Lajeado (40), Nova Prata (20), Passo Fundo – Hospital de Clínicas (43), Passo Fundo – HSVP (74), Porto Alegre (46), Santa Rosa (49) e Tenente Portela (36). 
 
O Hospital Sapiranga é uma entidade privada, de caráter filantrópico, sendo referência para convênios e privados para toda a região, e para o Sistema Único de Saúde (SUS) aos municípios de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz.
Propósito: Cuidar das pessoas, aqui toda vida importa.
Missão: Cuidar das pessoas com excelência, promovendo saúde e bem-estar.
Valores: Comprometimento | Respeito | Humanização | Responsabilidade | Transparência | Inovação 

PlayPress | Hospital Sapiranga | Redação: Marcelo Matusiak

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE