Instituição integrou mobilização nacional que reduziu filas de espera e atendeu milhares de pacientes em todo o país
O Hospital Sapiranga esteve entre as quase 200 instituições de saúde mobilizadas no maior mutirão já realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), promovido nos dias 13 e 14 de dezembro, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias e exames na rede pública. A ação nacional resultou em mais de 11,5 mil procedimentos realizados em todo o Brasil, que fazem parte do total 61,6 mil procedimentosofertados para todos os26 estados e o Distrito Federal.
Realizada no âmbito da iniciativa Agora Tem Especialistas, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e as Santas Casas, a mobilização foi organizada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, pelo Ministério da Saúde, pelo CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde e pelo CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. No Rio Grande do Sul, o Hospital Sapiranga foi uma das instituições participantes, realizando 24 procedimentos ao longo do mutirão, todos nas dependências do próprio hospital.

“A participação do Hospital Sapiranga em uma mobilização dessa dimensão demonstra nosso papel como instituição filantrópica comprometida com o SUS e com o cuidado integral à comunidade. Trata-se de uma ação de grande relevância, pois representa a redução do tempo de espera e um impacto direto e positivo na vida das pessoas atendidas”, destaca a diretora-executiva do Hospital Sapiranga, Elita Herrmann.
A iniciativa soma-se ao volume expressivo de cirurgias SUS realizadas pela instituição ao longo de 2025, fortalecendo a assistência regional. Desde o início do ano até o dia 14 de dezembro, foram realizadas no Hospital Sapiranga 3.346 cirurgias pelo SUS, consolidando sua atuação como referência no atendimento à saúde pública. Desse total, aproximadamente 50% são cirurgias de urgência/emergência e 50% destas são eletivas.
Além de Sapiranga, o mutirão no Rio Grande do Sul contou com ações em outras cidades, com procedimentos realizados em Encruzilhada do Sul (19), Ijuí (63), Lajeado (40), Nova Prata (20), Passo Fundo – Hospital de Clínicas (43), Passo Fundo – HSVP (74), Porto Alegre (46), Santa Rosa (49) e Tenente Portela (36).

Sobre o Hospital Sapiranga
O Hospital Sapiranga é uma entidade privada, de caráter filantrópico, sendo referência para convênios e privados para toda a região, e para o Sistema Único de Saúde (SUS) aos municípios de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz.
Propósito: Cuidar das pessoas, aqui toda vida importa.
Missão: Cuidar das pessoas com excelência, promovendo saúde e bem-estar.
Valores: Comprometimento | Respeito | Humanização | Responsabilidade | Transparência | Inovação
PlayPress | Hospital Sapiranga | Redação: Marcelo Matusiak